O Município de Braga tem vindo a adoptar medidas e a sensibilizar a população para a diminuição da utilização de plástico. Estes são alguns dos princípios da adesão da Autarquia Bracarense ao Pacto Português para os Plásticos (PPP).

A iniciativa, liderada pela Associação Smart Waste Portugal, tem o apoio do Governo e envolve entidades como empresas, indústrias, retalho, marcas, autarquias, universidades, associações do sector, entidades gestoras de resíduos e organizações não governamentais (ONGs). O Pacto estabelece metas específicas para 2025, nomeadamente a garantia de que 100% das embalagens de plástico serão então reutilizáveis, recicláveis ou comportáveis.

Criado com o objectivo de impulsionar a transição para a economia circular para os plásticos em Portugal, o PPP começou há um ano com 55 entidades aderentes, contando agora com 97 membros. Em Braga o PPP apresenta um balanço positivo, com a Autarquia a adoptar medidas e acções de sensibilização para diminuir o impacto ambiental do plástico no Concelho.

Dessa forma, o Município de Braga procedeu à distribuição de ecopontos por todas as instalações, directa e indirectamente relacionadas com a Autarquia e distribuiu ecopontos obtidos através de projectos financiados, aos munícipes e entidades inscritas.

No âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul da Praia Fluvial de Adaúfe, o Município realizou uma formação de docentes intitulada “Plásticos no Oceano – origem, impactos e a educação ambiental” que posteriormente deu também lugar a uma sessão pública sobre o tema.

Ainda no campo da formação, em 2019 e 2020, o Município realizou a actividade “Os suspeitos do costume” na Praia Fluvial de Adaúfe, em que utentes do Centro Novais e Sousa recolheram resíduos na sua maioria constituídos por plástico.

Outra das faces visíveis desta iniciativa são as campanhas contra as pontas de cigarro no na via pública, uma vez que este material é maioritariamente constituído por plástico.

Já no âmbito do Ano Nacional da Colaboração, em 2019, foi desenvolvida a iniciativa “Braga une-se na preservação da água” e, entre muitas outras actividades, foram disponibilizados cantis reutilizáveis aos funcionários do Município e da AGERE, assim como aos alunos das escolas do Concelho, de forma a reduzir a produção de garrafas de plástico de uso único. Para este fim, foram instalados bebedouros nas instalações municipais para uso dos funcionários e também em diversos espaços públicos que, devido ao contexto pandémico actual, se encontram desactivados.

O Município também procedeu à oferta de sacos de tecido de algodão para substituir os de plástico, numa iniciativa enquadrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Em 2016 e 2018, os sacos foram distribuídos por padarias e pastelarias, em colaboração com a Associação Comercial de Braga e em 2019 e 2020, em colaboração com a Creative Zone, os sacos foram realizados por utentes de IPSS do Concelho utilizando sobras de tecidos e posteriormente distribuídos pelos estabelecimentos comerciais.

Através da adesão ao Pacto Português para os plásticos, os seus membros comprometeram-se a desenvolver esforços, individuais e colectivos, para atingir um conjunto de metas ambiciosas, que deverão ser alcançadas até 2025.

Todas as informações sobre o Pacto Português para os Plásticos estão disponíveis em www.pactoplasticos.pt