𝐏𝐚𝐫𝐜𝐞𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐬𝐚̃𝐨 𝐝𝐞𝐭𝐞𝐫𝐦𝐢𝐧𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐮𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐭𝐮𝐫𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚
O Posto de Turismo de Braga registou, entre os meses de Janeiro e Agosto deste ano, cerca de 300 mil atendimentos. Os números, apresentados esta Terça-feira, 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, são reflexo das inúmeras parcerias que a Autarquia tem realizado ao longo dos últimos anos, como explicou António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga.
“As parcerias entre as entidades públicas e privadas têm sido determinantes para o sucesso que Braga tem alcançado em termos turísticos. Depois de anos marcados pela pandemia e por muitos constrangimentos, é de enaltecer a resiliência dos empresários e de todos os operadores que conseguiram ultrapassar as dificuldades e que estão agora na senda da recuperação”, sustentou aquele responsável, durante uma sessão comemorativa realizada no Posto de Turismo.
A forte aposta do Município na promoção da Cidade, realizada em parceria de diversos agentes do território e que culminou com a eleição da Cidade como Melhor Destino Europeu em 2021, tem sido um factor decisivo para o aumento da procura turística em Braga.
Segundo António Barroso, “Braga é, assim, um destino cada vez mais procurado pelo mercado internacional, reflexo da aposta na presença e representação da marca em feiras de turismo internacionais, nas quais temos vindo a confirmar uma crescente procura pelo nosso património edificado, restauração, hotelaria, eventos, espaços verdes, praias fluviais e percursos pedestres, entre outros activos”.
Aquele responsável explicou que a Autarquia vai continuar a apostar em programas de promoção interna e externa, mas também no lançamento de novos materiais promocionais e aplicações móveis como a “Smart Guide”, cuja apresentação está agendada para a próxima Sexta-feira, dia 30. Outro dos objectivos passa por aproveitar as sinergias criadas no âmbito dos projectos nascidos a partir da rede URBACT, como o “Tourism Friendly Cities” em que Braga participou.
António Barroso salientou ainda que o turismo de negócios é outra das apostas, revelando que já em Novembro Braga irá receber o encontro da Associação de Viagens do Reino Unido (AITO) e o “Portugal in Love”, evento que irá reunir empresários de diversas áreas com o objectivo de promover Braga como destino de casamentos.
A afluência de visitantes ao Posto de Turismo de Braga é um dos principais indicadores da procura turística. Este ano, o número de atendimentos (cerca de 300 mil) está a aproximar-se gradualmente dos valores de 2019. Para este crescimento muito contribuíram os meses de Abril, Junho, Julho e Agosto, em que os atendimentos aumentaram 22% face ao mesmo período de 2019. Em termos de mercados emissores, Portugal, Espanha e França continuam a ser os mais representativos. Reino Unido, Brasil, Países Baixos, Itália e Estados Unidos são outros dos mercados com expressão.