Fernando Gomes, o histórico avançado português que se notorizou ao serviço do FC Porto, onde venceu a Liga dos Campeões e conquistou duas Botas de Ouro, faleceu este sábado, informou o clube azul e branco.
Vogal da direção do FC Porto para a formação, o ponta-de-lança esteve recentemente internado num hospital do Porto. Tinha 66 anos e foi vítima de doença prolongada.
Nascido em 1956 na freguesia de Campanhã – bem perto do Estádio das Antas -, Fernando Gomes formou-se nos Dragões e vestiu quase toda a carreira de azul e branco, sendo exceção as épocas 1980/81 e 1981/82, em que representou o Sporting Gijón, e 1989/90 e 1990/91, as últimas da sua carreira, em que alinhou pelo Sporting CP.
Na Invicta alcançou alguns dos maiores feitos do futebol mundial, incluindo o título de campeão europeu em 1986/87, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia. Foi no Porto que foi duas vezes o melhor marcador dos campeonatos europeus, títulos individuais que o batizaram de “bibota”, para além de ter somado ainda cinco campeonatos nacionais e três Taças de Portugal.