Direção Geral de Trânsito em Espanha equaciona medida.

Em 2022, 126 pessoas morreram por atropelamento em Espanha, sendo que 10% delas perderam a vida após saírem dos seus veículos. Um número que está a fazer a Direção Geral de Trânsito (DGT) equacionar deixar de lado a utilização do triângulo, tendo em conta o perigo a que o condutor fica exposto.

Pere Navarro, presidente da organização, deixou claro que passar a não utilizar o triângulo é uma hipótese em estudo.

“Nas autoestradas e vias rápidas não se deve sair do carro se tiver algum problema porque há muito trânsito e porque representa um certo risco. Em 2022, 16 pessoas que saíram dos seus carros foram atropelados e morreram”, afirmou.

É certo que a partir de 2026, em Espanha, já estava previsto que o as luzes V-16, conhecidas também como Help Flash, passem a ser uma alternativa válida à utilização do triângulo. No entanto, ao que tudo indica, esta norma pode chegar mais cedo.

Pere Navarro falou dos exemplos do Luxemburgo e do Reino Unido, onde já não é obrigatório colocar triângulos de emergência. Por essa razão, o dirigente da DGT considera razoável que se evite a sua utilização onde existe um risco elevado de atropelamento.

Será que num futuro próximo, o mesmo debate será tido em Portugal? Sublinhe-se que no último mês de fevereiro uma mulher de 55 anos foi atropelada em Lisboa, quando o seu veículo avariou na Ponte Vasco da Gama.

Também no final do ano passado, Claudisabel morreu depois de parar o seu automóvel na A2. A cantora ainda colocou o triângulo, que se verificou insuficiente para que a viatura que vinha atrás, condicionada pela visibilidade que a hora oferecia (01h55 da manhã), conseguisse desviar-se.

O Help Flash (Luzes V-16), a alternativa ao triângulo

À venda no site oficial da Galp, esta ferramenta custa atualmente 36,24 euros e poderá mesmo ser um objeto obrigatório no futuro.

Em caso de visibilidade reduzida, este aparelho permite ser visto até 1 quilómetro de distância.

É muito simples de utilizar, basta colocar no tejadilho de um automóvel e ele fica fixado devido ao íman que tem na sua base. Ao colocá-lo sob qualquer superfície metálica começará a emitir um sinal intermitente, apesar de também o poder ativar de forma manual.

O Help Flash funciona com uma pilha de 9 volts, sem cabos, e é resistente a todo o tipo de condições meteorológicas: chuva, neve, vento ou nevoeiro. Oferece uma autonomia de 2,5 horas no modo emergência e devido ao seu tamanho pode ser guardado em qualquer compartimento, como o porta-luvas.