Foi apresentado esta Quarta-feira, dia 10 de Maio, na Escola Secundária de Maximinos, o Fenda Academy. O projecto, promovido pelo Município de Braga com direcção artística da Cosmic Burger, envolve duas turmas do 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Maximinos e da Escola Secundária Sá de Miranda e consiste na criação e desenvolvimento de projectos artísticos nas áreas das artes visuais (Ver) e da música (Ouvir).

No caso das artes visuais, foi apresentado um mural pintado por uma turma multicultural composta por alunos de cerca de nove nacionalidades diferentes.

No que diz respeito à música, foram apresentados dois temas de uma edição discográfica que em breve estará disponível nas plataformas digitais.

“O Fenda Academy é um projecto que nos deixa muito orgulhosos. É a demonstração que é possível trazer pessoas de várias culturas para as diversas formas de expressão artística e desenvolver esta iniciativa em contexto escolar é ainda mais positivo”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

“Queremos escolas de cultura, escolas multiculturais. Braga é uma cidade aberta ao mundo, em que existe uma integração plena daqueles que aqui chegam e isso é motivo de enorme satisfação para todos nós”, acrescentou.

Ricardo Rio desafiou a turma da Escola Sá de Miranda, que apresentou o projeto musical, para realizar uma atuação na Noite Branca de Braga, que decorre no início de Setembro.