O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou o projeto do Centro de Acolhimento a Migrantes de Celeirós, que será integralmente financiado pelo instituto, com um investimento superior a um milhão de euros. A candidatura, submetida pela BragaHabit ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada.

O lançamento do procedimento de contratação pública está previsto para setembro, com a execução do projeto a iniciar-se entre o final deste ano e o início do próximo.

A BragaHabit planeia disponibilizar 16 alojamentos de emergência ou de transição, destinados a pessoas em situação de risco ou emergência. Este centro visa facilitar o processo de integração social, oferecer proteção e promover a autonomização, combater as desigualdades e garantir a proteção social.

O projeto inclui a construção de dois novos volumes na parte posterior do edifício. O primeiro volume terá dois pisos, com serviços como refeitório, cozinha e espaço para atividades no primeiro andar, e seis quartos com instalações sanitárias, banca e fogão no segundo andar. O segundo volume abrigará os restantes alojamentos, com seis quartos no primeiro piso, que terão acesso ao espaço verde exterior, e quatro quartos no segundo piso.