Proteção Civil encerra várias vias devido a inundações provocadas pela forte precipitação; IPMA mantém aviso laranja até quinta-feira.
A forte chuva que caiu nas últimas horas provocou inundações e levou ao encerramento temporário da Alameda 5 de Outubro, na frente ribeirinha de Viana do Castelo, desde as 08:30 desta quarta-feira, informou a Proteção Civil Municipal.
De acordo com o comandante António Cruz, a situação mais crítica verifica-se na zona inferior da ponte Eiffel, onde o acúmulo de água tornou a circulação impossível. Trata-se de uma ocorrência recorrente, que tende a repetir-se quando a chuva intensa coincide com a subida do rio Lima.
Outras zonas afetadas incluem a área do clube de ténis e a pousada da juventude, que também se encontram parcialmente inundadas.
António Cruz adiantou ainda que o túnel da Argaçosa, na freguesia da Meadela, está encerrado ao trânsito, e que o mesmo poderá acontecer no túnel de Areosa, caso a precipitação continue com a mesma intensidade.
“O impacto da chuva é apenas na circulação rodoviária”, sublinhou o comandante da Proteção Civil Municipal.
No local estão equipas dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e da PSP, a proceder à limpeza e sinalização das vias afetadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém catorze distritos de Portugal continental sob aviso laranja até quinta-feira, devido à precipitação forte e persistente provocada pela depressão Cláudia.
Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco, Guarda e Viseu, o aviso entra em vigor às 21:00 desta quarta-feira e prolonga-se até às 09:00 de quinta-feira.
A Proteção Civil recomenda precaução na circulação automóvel, evitando zonas ribeirinhas, túneis e passagens inferiores, e alerta para a possibilidade de cheias rápidas e inundações urbanas nas próximas horas.
































