O movimento independente Amar e Servir Braga pediu ao Município a desobstrução dos acessos às garagens na Rua de São José, na freguesia de São Vítor, alertando para problemas recorrentes de estacionamento abusivo que dificultam a circulação e podem comprometer a atuação de meios de emergência.
Segundo Ricardo Silva, vereador da Câmara Municipal de Braga e porta-voz do movimento, a situação é particularmente grave porque nem sequer veículos de emergência conseguem aceder adequadamente às propriedades quando necessário, devido aos bloqueios criados por carros estacionados indevidamente.
O pedido foi apresentado na última Reunião de Câmara, onde o movimento reiterou a necessidade de medidas imediatas. Ricardo Silva recorda que foi solicitado ao presidente da Câmara um ponto de situação sobre o que está previsto para aquela rua, que atualmente funciona com dois sentidos de circulação, mas onde o estacionamento irregular se tornou uma prática frequente.
O vereador alerta que o problema “não se limita à Rua de São José”, sendo antes um fenómeno que “se replica em vários pontos da cidade”, com impactos diretos na mobilidade, segurança e qualidade de vida dos residentes.
“O estacionamento abusivo condiciona não só a saída ou acesso das pessoas às suas propriedades, mas, sobretudo, põe em causa os meios de proteção e socorro em caso de necessidade”, sublinhou.
Além da segurança, o movimento destaca a necessidade de uma gestão responsável e ordenada do espaço público, defendendo que o Município deve atuar para eliminar situações ilegais, garantir a proteção de pessoas e bens e promover um espaço público mais funcional e de maior qualidade.
Ricardo Silva conclui que só com estas intervenções será possível “ter um espaço público de melhor qualidade, desonerado de comportamentos que impedem a circulação e o normal funcionamento das vias urbanas”.































