Portugal bateu a Croácia por 20-7, na final. A Holanda ficou em terceiro lugar, após vencer a Hungria.
Portugal venceu o 3º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, que decorreu em Leiria, a 1 e 2 de dezembro.
A Selecção Nacional de Cadeira de Rodas impôs-se na final, frente à Croácia, uma estreante nesta competição.
Marcelo felicita seleção portuguesa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a selecção portuguesa de andebol em cadeira de rodas pela conquista do título europeu, em Leiria. “Numa feliz coincidência, na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a selecção nacional de andebol em cadeira de rodas sagra-se campeã europeia da modalidade em Leiria. O Presidente da República saúda este exemplo de integração pelo desporto e felicita jogadores, técnicos e dirigentes, pelo desempenho”, lê-se numa mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência na Internet.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se logo após a final. Primeiro foram entregues os prémios individuais e o prémio de Melhor Guarda Redes foi para a holandesa Joyce Van Haaster, que recebeu o troféu das mãos de Ines Capek (EHF) e Nuno Soares, presidente da Associação de Andebol de Leiria.
O prémio de MVP foi para o português Ricardo Queirós e quem entregou o troféu foi o delegado da EHF Marc de Sousa e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.
O croata Ademir Demirovic foi o Melhor Marcador da prova, com 26 golos. Christian Kaschutz, delegado da EHF e Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal entregaram o troféu.
Seguiu-se a entrega dos prémios às equipas. A Hungria, 4º classificada, recebeu medalhas de participação, entregues por Ines Capek e José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal.
Ao 3º classificado, a Holanda, a Medalha de Bronze foi entregue por Marc de Sousa e Nuno Soares.
Ao finalista vencido, a Croácia, a Medalha de Prata foi entregue por Christian Kaschutz e Gonçalo Lopes.
A Selecção Nacional de Cadeira de Rodas de Portugal recebeu a Medalha de Ouro e, ainda, o troféu de vencedor das mãos de Pedro Sequeira (EHF) e Miguel Laranjeiro.
Classificação Geral – Fase Preliminar
1º – Portugal, 6 pontos
2º – Croácia, 4 pontos
3º – Holanda, 2 pontos
4º – Hungria, 0 pontos
Classificação Final
1º – PORTUGAL
2º – Croácia
3º – Holanda
4º – Hungria