A Camara Municipal de Braga e os Transportes Urbanos de Braga vão, por sua iniciativa, assumir o transporte dos ex-combatentes residentes no Município de Braga, de forma temporária, e até que o processo de regulamentação que está pendente por parte do governo se encontre concluído.
Assim, atendendo a que o governo admite que se trata de um processo de relativa complexidade e que ainda não tem qualquer data prevista para avançar os Transportes Urbanos de Braga e a Camara Municipal de Braga decidiram antecipar o benefício a todos os ex-combatentes.
Deste modo, evitam-se os constrangimentos que se têm vindo a verificar um pouco por todo o país, na medida em que a grande maioria dos ex-combatentes não está devidamente informada da falta da regulamentação da Lei 46/2020.
Assim, para usufruírem deste benefício os ex-combatentes devem apresentar em qualquer posto de venda dos TUB o respectivo cartão de ex-combatente, um comprovativo de morada no concelho de Braga, uma foto tipo passe ou cartão de cidadão, de modo a ser emitido um passe para utilização da rede dos Transportes Urbanos de Braga sem qualquer custo e sem qualquer limite de viagens mensal.
A antecipação desta medida, que promove a qualidade de vida, por parte da Camara Municipal de Braga e dos Transportes Urbanos de Braga representa mais um passo concreto na promoção da mobilidade inclusiva e sustentável no Concelho de Braga.