Especialista diz que não entra no avião sem fazer um “mapa mental” do espaço.

É um dos transportes mais seguros do mundo, registando-se apenas um acidente em cada 2,4 milhões de voos. Contudo, muitos são os que têm pavor de viajar de avião.

As companhias aéreas continuam a fornecer conselhos sobre como agir em caso de pânico a bordo, mas agora um ex-piloto veio a público revelar aquele que é, para si, o melhor conselho para quem viaja.

Hans Mast, que é agora agente de viagens, acredita que a forma mais simples de nos mantermos seguros é familiarizar-se com o espaço antes da descolagem. Significa isto que deve olhar em volta e tomar particular atenção àquela que é a porta de saída mais próxima do seu lugar e contar as filas de cadeiras que existem desde o seu lugar até essa porta. Resumindo, defende o homem, deve-se criar um “mapa mental” do avião em que viaja.

Isto é especialmente útil quando, num acidente, o avião está cheio de fumo e não há visibilidade, lembra Hans em declarações à revista Travel & Leisure.

Um estudo efetuado em 2008 pela Universidade de Greenwich já revelou que os passageiros sentados nas filas mais próximas da saída têm mais probabilidades de sobreviver em caso de acidente porque podem sair mais rapidamente do local, em comparação com os que estão sentados mais longe.