Projeto encontra-se em fase de aprovação pelas autoridades competentes. Primeira fase inclui rua D. Pedro e área envolvente ao campus de Gualtar.

A rua D. Pedro V, onde se localiza o Bar Académico — palco recente de um trágico episódio que resultou na morte de um jovem de 19 anos — e a zona dos bares nas imediações do campus de Gualtar da Universidade do Minho, serão abrangidas pela primeira fase da implementação do sistema de videovigilância em Braga.

A informação foi avançada pela vereadora da Gestão e Conservação do Espaço Público, Olga Pereira, à Rádio Universitária do Minho (RUM). Segundo a autarca, a Câmara Municipal não tem competência legal para avançar sozinha com o projeto, pelo que, há cerca de um ano, iniciou contactos com a PSP.

Neste momento, existe já uma proposta de regulamento definida em conjunto com a direção local da PSP, que está agora em análise pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública. Após a sua aprovação, o projeto seguirá para o Ministério da Administração Interna e, só depois, será possível avançar para a contratação do equipamento, a cargo da autarquia.

O processo requer ainda parecer favorável da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

A instalação do sistema será feita por fases, sendo esta primeira etapa encarada como um teste à eficácia do projeto. Caso os resultados sejam positivos, a intenção da autarquia é alargar o sistema a outras zonas da cidade.

Esta medida surge no seguimento do encerramento temporário do Bar Académico pela Universidade do Minho, após a recente ocorrência violenta junto ao espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here