Os condutores portugueses estão entre os mais cumpridores na Europa no que diz respeito ao pagamento de multas de trânsito, situando Portugal na quarta posição deste ranking, de acordo com um estudo recente sobre o tema a propósito do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, celebrado no dia 5 de maio.
Assim, o mais recente European Consumer Payment Report da Intrum, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito, revelou que cerca de 71% dos portugueses cumpre com os prazos para pagar as multas de trânsito, sendo o quarto país mais cumpridor, enquanto a nível europeu, a média situa-se nos 58%, valor substancialmente inferior.
Em Portugal, 72% dos homens e 71% das mulheres cumprem com os prazos de pagamento de multas, enquanto em Espanha se verificam valores mais baixos, onde apenas 39% homens e 56% mulheres pagam dentro do prazo.
O país europeu onde o cumprimento dos prazos para pagar multas de trânsito é maior é a Eslováquia, com 82% dos “infratores” a pagarem dentro dos prazos, seguindo-se a Lituânia com 80% e a Estónia com 74%. Portugal situa-se em quarto lugar, com uma percentagem de 71%, e no final da tabela surge a Espanha com 47% e o Reino Unido, o país menos cumpridor, onde apenas 38% paga dentro do prazo.
Para ficar a conhecer melhor esta informação relativa a multas de trânsito, a Intrum efetuou um inquérito a 24.401 consumidores em 24 países europeus.