Fest’in Folk Corredoura abre com inauguração da Exposição de Trajos

Os grupos oriundos da Argentina, Colômbia, Polónia e Guiné Bissau já se encontram em Guimarães.

“O Mundo Dança em Guimarães” é o lema de mais uma edição do Fest’in Folk Corredoura perante a participação de grupos internacionais. Esta terça-feira, 7 de agosto, foi inaugurada a Exposição de Trajos nos Claustros da Câmara Municipal, onde estará patente até à próxima sexta-feira (10 de agosto) uma mostra de trajos dos grupos internacionais, oriundos da Argentina, Colômbia, Polónia, Guiné Bissau e ainda do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Gaula – Madeira.

“É importante mostrar este colorido na sequência de um programa que se estende por múltiplos espaços e diversas iniciativas”, apontou a Vice-presidente da Câmara Municipal na inauguração da exposição.

No âmbito de uma estratégia de programação cultural assumida pelo Município, Adelina Pinto reforçou a importância da “diversidade cultural” através de uma oferta múltipla em cada programa. “Reforçamos esta nossa intenção perante uma população que responde de várias formas a vários tipos de espetáculo. O Folclore tem um público afeto de grande dimensão e verificamos isso mesmo nos espetáculos que decorreram nas Gualterianas. Esta capacidade de trazer grupos estrangeiros, as suas tradições, as suas danças, acaba por ser importante no sentido de conhecer outras realidades. Ao mesmo tempo colocamos Guimarães no mapa destes grupos que vêm de países longínquos e é importante esta partilha de conhecimento”, sublinhou a Vice-presidente da Câmara e Vereadora da Cultura.

A exposição apresenta “os trajos representativos dos países que estão presentes neste festival, com o objetivo de mostrarem as suas culturas e partilharem de perto com a população as suas tradições”, explicou ainda Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura. “Pretendemos aproximar o Fest’In Folk da Corredoura ao público em geral para encurtar o distanciamento que há com o palco. Por outro lado, os grupos que nos visitam também têm a possibilidade de conhecer a nossa cultura, o nosso município e os nossos costumes”, constatou.

Os grupos internacionais convidados para este festival chegaram na passada segunda-feira a Guimarães e tiveram oportunidade de assistir à Marcha Gualteriana e também ao jogo de futebol Vitória SC – Tondela.

O programa do Fest’in Folk Corredoura 2018 é o seguinte:

6 a 9 de agosto:
– Residência artística com os grupos de folclore da Argentina, Colômbia, Guiné Bissau, Polónia e o Grupo da Madeira;

7 de agosto:
– Inauguração da exposição de trajos nos Claustros da Câmara Municipal de Guimarães;

7 a 9 de agosto:
– Atuação em Lares de Idosos no concelho de Guimarães;
– Workshops de dança – “Dança Comigo”, no Centro Histórico de Guimarães;

10 de agosto:
– Parada e “Desfile das Nações” pelo Centro Histórico, a partir das 17h00
– Abertura da Feira Sabores e Tradições, no Campo S. Mamede (21h00)
– Gala de Abertura do Fest’in Folk Corredoura, no Campo S. Mamede (21h30)
– Apresentação da Orquestra Internacional Fest’in Folk Corredoura

11 de agosto:
– Gala do Folclore Nacional, no Campo de S. Mamede (21h30);

12 de agosto:
– Celebração religiosa Ecuménica com participação dos Grupos Internacionais, no Santuário de São Torcato (10h30);
– Gala Internacional, no Campo de S. Mamede (21h30);
– Atuação da Orquestra Internacional do Fest’in Folk Corredoura, no Campo S. Mamede (21h30)