Seleção portuguesa e vice-campeã mundial anularam-se no Algarve.
Portugal e Croácia empataram esta quinta-feira a uma bola, num jogo de preparação internacional. No Estádio do Algarve, nenhuma das seleções conseguiu superiorizar-se,
Fernando Santos após o jogo entre Portugal e a Croácia no Algarve: «Uma exibição bastante positiva».
Sem Cristiano Ronaldo (dispensado), e com várias surpresas no onze inicial, Fernando Santos aproveitou para testar novas soluções, jogadores que fazem parte do lote de selecionáveis, mas que raramente tiveram oportunidade de se mostrar a este nível.
O golo da Croácia surgiu aos 18 minutos de jogo. Um erro da defesa portuguesa, deixou que a bola sobrasse para Perisic que disparou para o fundo das redes, sem hipótese para Rui Patrício. Aos 32 minutos, a seleção nacional empatou o jogo. Na sequência de um livre de Pizzi, Pepe cabeceia para o golo da equipa portuguesa.
Até ao fim da primeira parte o jogo continuou a bom ritmo, mas sem mais golos. Já a segunda parte trouxe uma partida com um ritmo bastante mais baixo. Tanto Fernando Santos como Zlatko Dalic fizeram alterações nas equipas com vistas aos próximos jogos e pouparam alguns dos jogadores, para dar também minutos a outros.
A primeira oportunidade de golo depois do intervalo surgiu já aos 78 minutos pela seleção nacional. William Carvalho passa para Gelson Martins que solta a bola para Mário Rui. O defesa português remata rasteiro mas a bola bate em Milic e acaba por bater no poste.
FICHA DO JOGO
Portugal: Rui Patrício, João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui, Rúben Neves (Renato Sanches, 86′), Pizzi (Bruno Fernandes, 61′), William Carvalho (Sérgio Oliveira, 81), Bernardo Silva (Gelson Martins, 46′), Bruma (Rony Lopes, 68′) e André Silva (Gedson, 89′).
Treinador: Fernando Santos
Croácia: Lovre Kalinic, Vrsaljko (Milic, 46′), Vida (Jedvaj, 35′), Mitrovic, Barisic, Badelj, Kovacic, Pjaca (Rog, 72′), Modric (Mario Pasalic, 55′), Perisic (Cop, 63′) e Livaja (Santini, 57′).
Treinador: Zlatko Dalic.
GOLOS: 0-1, Perisic, 18′; 1-1, Pepe, 32′.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Perisic (30) e Kovacic (41).
Assistência: 26.355 espectadores.
Fernando Santos após o jogo entre Portugal e a Croácia no Algarve:
«HA equipa portuguesa fez um jogo muito positivo na primeira parte, com circulação de bola, profundidade, velocidade, criando espaços pelos corredores e pelos espaços interiores. Nos primeiros 15/20 minutos, a Croácia teve muita dificuldade para controlar o nosso jogo em posse. Depois surgiu o golo da Croácia e, para uma equipa que joga em conjunto pela primeira vez, um golo sofrido abana sempre. Tivemos um período de dez minutos com dificuldades, mas Portugal rapidamente voltou ao jogo, com confiança na circulação e na pressão, sem permitir que a Croácia jogasse e chegou justamente ao empate e penso que devia estar vencer ao intervalo, pelas oportunidades que criou, mas o futebol é isso. A segunda parte foi positiva na mesma, mas já não tão envolvente. A Croácia percebeu os riscos que estava a correr e procurou adormecer o jogo. A segunda parte foi um pouco mais monótona, com exceção dos últimos 15 minutos, em que Portugal voltou a conseguir impor o seu ritmo e criou algumas situações para marcar, com uma bola no poste. Uma exibição bastante positiva dos jogadores portugueses, no seu coletivo, com um resultado que eu não considero justo, mas o futebol é isto.»
Zlatko Dalic, selecionador da Croácia. após o empate com Portugal no Algarve:
«Não estava à espera de um grande jogo, uma vez que se tratava do primeiro encontro depois do Mundial 2018, mas fiquei bestante surpreendido. Foi um bom jogo da seleção portuguesa, que teve boas oportunidades para marcar. Nós fizemos seis substituições e queríamos dar oportunidade aos nossos jogadores, por isso, foi um bom teste, frente a um excelente adversário. A qualidade dos jogadores portugueses é conhecida de todos, mas gostei muito dos jogadores rápidos nas alas, o Bruma e número 11 [Bernardo Silva], e também do William Carvalho. São todos muito bons.»
Sérgio Oliveira: «Desde a época passada que vivo um momento bastante positivo»
Bernardo Silva: «Esta seleção também faz coisas boas sem Ronaldo»
Pepe: e o seu jogo 100: «Não é fácil chegar aos 100 jogos, saindo de onde saí»
Rony Lopes: «Não estou completamente satisfeito, queríamos a vitória»
Sérgio Oliveira: «Desde a época passada que vivo um momento bastante positivo»