Vimaranenses aplicam goleada pesada no Alto Minho
O Vitória de Guimarães goleou fora o Valenciano por 7-0 na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Os vimaranenses dominaram por completo o jogo no Estádio Dr. Lourenço Raimundo, mostrando as diferenças frente a uma equipa da I Divisão Distrital de Viana do Castelo.
Davidson (20′) e Tyler Boyd (41′) fizeram os golos com que a equipa de Luís Castro chegou à vantagem ao intervalo.
Na segunda parte, o domínio vitoriano foi ainda mais avassalador. Guedes (53′) e Matheus Oliveira (66′) marcaram antes do bis de Oscar Estupiñán, que entrou aos 68′ e fez dois golos em quatro minutos (73′ e 77′). Aos 81′, João Afonso sentenciou o resultado final em 7-0.
O Vitória apura-se assim para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Luís Castro: «Os meus jogadores foram muito sérios e ambiciosos»
Declarações de Luís Castro, técnico do Vitória de Guimarães, após triunfo por 7-0 frente ao Valenciano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal:
«Era importante a equipa estar muito focada no jogo e perceber que as dificuldades aparecem de forma inesperada, embora o contexto das duas equipas seja diferente. Era importante colocar muito rigor em campo porque a Taça de Portugal é fértil em acontecer coisas inesperadas, onde as equipas mais fortes caem perante equipas de menor dimensão. Felizmente, os jogadores perceberam isso, foram muito sérios, muito determinados e ambiciosos. Cumpriram aquilo que se pedia para o jogo, que era passar à próxima fase da Taça de Portugal. Fizeram-no com distinção, a jogarem bem, a aplicarem-se do primeiro ao último minuto. Tivemos momentos muito bons.»
«Ainda há um longo caminho a percorrer até chegar à final da Taça. Somos dos que mais vezes lá chegaram e é natural que essa ambição esteja presente em cada um de nós. Vamos tentar fazer um caminho que nos permita que isso aconteça, mas os sorteios são algo que acontece e onde a sorte e o azar está sempre presente. Vamos ver o que nos calha em sorte e atacar a próxima eliminatória de forma tão determinada e de tão objetiva como fizemos hoje.»
Declarações de Pedro Lomba, técnico do Valenciano, após derrota por 7-0 frente ao Vitória de Guimarães:
«Não há muito para justificar, nem eu vou cobrar isso aos meus jogadores. É a diferença dos degraus entre um clube do distrital comparado e um clube de I Liga. A nossa ideia era mostrarmos o nosso futebol. Não íamos trair a nossa ideia, porque o nosso campeonato não é este. Hoje seria, entre aspas, um treino de dificuldade máxima e por isso tínhamos que manter os nossos princípios. Na segunda parte, não só fisicamente, mas também devido à qualidade do adversário, que se sobrepôs, acabámos por sofrer muitos golos. O resultado final acaba por ser pesado, mas não deixa de ser justo.»
«A experiência nesta eliminatória da Taça é a melhor. Fez parte desta festa incrível, onde gostava de aproveitar para agradecer ao Vitória clube e aos seus adeptos por esta tarde única, pela moldura humana que puseram cá, pela forma como nos trataram, ao nível deles, quase como profissionais. Foi muito bom, foi inexcedível o dia de hoje. Faltou um golo para nós, era um desejo nosso, era mais um complemento à festa, mas do outro lado encontrámos uma equipa muito boa.»