O Município de Vila Verde está a realizar uma relevante intervenção, no valor de cerca de 200 mil euros, na reconfiguração e expansão do traçado da Rede Pedonal na entrada norte de Vila Verde.

Estas obras, que contemplam as entradas norte de Vila Verde, na sua ligação à freguesia de Gême, visam a expansão da rede pedonal, assegurando a correta integração da ampliação,articulando-a com a rede pré-existente.

Esta intervenção destina-se também a substituir as luminárias na rede de iluminação pública, sendo mantidas as mesmas colunas/postes, procurando, dessa forma, reforçar a segurança e melhoria das condições de visibilidade noturna, merecendo igualmente relevância o facto de as luminárias serem de tecnologia LED, de potência adequada, o que se traduzirá em importantes ganhos económicos e ambientais.

A preocupação com a melhoria da segurança dos transeuntes consubstancia-se na edificação de novas passagens de peões dimensionadas de acordo com as exigências regulamentares (4m de largura) e complementadas com sinalização horizontal e vertical apropriada.

Estarão ainda salvaguardadas as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, por meio da instalação de rampas de transição.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e a Presidente da Junta de Freguesia de Gême, Natália Carvalhodeslocaram-se ao local onde decorrem as obras para melhor se inteirarem do andamento dos trabalhos, tendo os dois edis manifestado a convicção de que este intervenção confere importantes ganhos em matéria de fluidez e de segurança, principalmente de peões.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “a aposta na mobilidade e nas acessibilidades é prioritária, em Vila Verde, estando, simultaneamente, em curso, a construção da ciclovia da sede concelhia que, quando estiver terminada, permitirá aos Vilaverdenses e a todos os visitantes uma excelente via de circulação alternativa, nomeadamente para a prática de exercício físico e para a travessia da Vila com elevada comodidade e segurança.”

O Dr. António Vilela considera ainda que “a entrada norte da sede concelhia carecia de uma intervenção desta natureza com vista ao adequado dimensionamento das vias, lugares de estacionamento e passeios, proporcionando a melhor fluência de peões e automóveis.”