França em Alerta Máximo no Dia da Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
A França está em alerta máximo com a aproximação da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, após vários atos de sabotagem terem danificado as linhas ferroviárias Atlantique, Nord e Est do comboio de alta velocidade (TGV). A empresa ferroviária francesa, SNCF, reportou que durante a noite foram provocados incêndios criminosos, afetando as infraestruturas destas linhas.
A SNCF descreveu o incidente como um “ataque massivo”, com “vários atos maliciosos simultâneos” que causaram perturbações significativas na circulação dos comboios TGV. Embora alguns comboios estejam a ser desviados para linhas convencionais, muitos foram cancelados. A linha sudeste do TGV não foi afetada, segundo informações da companhia.
As equipas da SNCF Réseau já estão no local para avaliar os danos e iniciar as reparações, que se prevêem prolongar pelo menos até ao final do fim de semana. Este incidente ocorre numa altura crítica, com muitas pessoas a planearem viajar para Paris para assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
A SNCF informou que todos os clientes serão notificados por SMS sobre o estado dos seus comboios e aconselha os viajantes a adiarem as suas viagens, oferecendo a possibilidade de troca ou reembolso de bilhetes.