Novo aeroporto, expansão da Portela, novos comboios para a CP, ampliação da rede do Metro de Lisboa são os projetos a lançar esta semana pelo Governo. Na quinta-feira, dia 10 de novembro, deverá ser aprovado em Conselho de Ministros o PNI 2030- Plano Nacional de Investimentos, que deverá vigorar na próxima década e está avaliado em mais de 20 mil milhões de euros.

O Governo tem marcadas para esta semana as cerimónias de oficialização de diversos investimentos significativos nas áreas dos transportes e da mobilidade, alguns deles que poderão arrancar só a partir de 2030.

Hoje, dia 7 de janeiro, na estação ferroviária de Marco de Canaveses, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, vai presidir à cerimónia de abertura de lançamento do concurso público internacional para a aquisição de 22 novos comboios para a CP.

Um investimento avaliado em cerca de 168 milhões de euros.

Seguindo esta ‘barragem de iniciativas’, própria de um ano marcado por três atos eleitorais, amanhã, dia 8 de janeiro, será oficializado o acordo entre o Estado português e o grupo francês Vinci, detentor da concessão dos aeroportos da ANA, para a construção do novo aeroporto do Montijo e para a ampliação do aeroporto Humberto Delgado.

A cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro António Costa e o investimento, exclusivamente da responsabilidade da Vinci, poderá ascender a cerca de 1.100 milhões de euros.