É a única presença portuguesa na lista e já está entre as cinco primeiras candidatas a ‘Melhor Destino Europeu’ de 2019, a competir contra Londres, Viena, Budapeste, Berlim ou Paris.
“Com mais de 2000 anos de uma história muito rica, Braga é uma cidade de enorme beleza e riqueza patrimonial, que combina tradição com inovação, memória com juventude e criatividade com conservadorismo”. É assim que o website da European Best Destinations descreve a cidade dos arcebispos, que compete contra outros 19 finalistas nomeados para o prémio.
O responsável pelo prémio, Maximilien Lejeune, explica que a “seleção foi feita por um painel de viajantes”. Foram avaliados 50 destinos por 12.960 viajantes e Braga foi um dos 20 finalistas, ficando entre os melhores classificados e entre várias estrelas do turismo europeu.
Foi, então, avaliada a reputação online de Braga e a sua popularidade nas redes sociais. Foi revelado um aumento de cerca de +29% em referências diretas no Instagram.
O período de votações para escolha do melhor destino turístico decorre até dia 5 de fevereiro.
O prémio tem um historial assinalável de vitórias portuguesas, tendo Lisboa sido o primeiro Destino Europeu do Ano, em 2010, e o Porto saiu vencedor das suas três nomeações, em 2012, 2014 e 2017.