Academia venceu por 6-5 a9.ª edição do evento.

Realizou-se hoje, no Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar, a 9.ª edição do “Jogo das Estrelas”, que é nada mais, nada menos que uma partida de futsal que opõe a equipa da Universidade do Minho (UMinho)à equipa de personalidades externas. Oevento faz parte das comemorações do aniversário da UMinho que festeja amanhã, dia 17 de fevereiro,os seus 45 anos de existência. A partida, mais que um jogo de estrelas, pode intitular-se “jogo da amizade” uma vez queé o que se destaca do momento desportivo que este ano terminou com a vitória da equipa da UMinho por 6 – 5.

Segundo o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o objetivo desta iniciativa passa, sobretudo, por criar “um momento de grande confraternização em que o resultado é o menos importante”, acrescentando que este “serve para consolidar relações com pessoas com quem interagimos,habitualmente, em outras circunstâncias”.

Este foi um jogo muito disputado e aguerrido em que as equipas tudo fizeram para garantir a vitória. A primeira parte foi dominada completamente pela equipa da UMinho, no segundo tempo a equipa de convidados voltou do descanso mais motivada, equilibrou e por pouco conseguia o empate na partida!

Com o apito inicial a dar-se por volta das 10h45, a equipa da Academia entrou a todo o “gás” e chegou ao primeiro golo, logo nos minutos iniciais, por Diogo Arezes. Dominando completamente o jogo, ainda não tinham passado dois minutos, de novo Diogo Arezesbisa na partida e põe a equipa da UMinho a vencer por 2 – 0. Parecendo não ter grandes “armas” para fazer face à superioridade da equipa da Academia, a equipadas Instituições tentava travar os ataques, sempre perigosos dos adversários, efoi num desses ataques que Carlos Videirachegaria, de forma espetacular, ao 3 – 0, com um “chapéu” ao guarda-redes.
Ainda antes do intervalo, a equipa das Instituições sofreu penalty, oportunidade que João Ribeiro nãodesperdiçou, reduzindo a desvantagem para 3 – 1 com que foram para o descanso.

A segunda metade começou muito mais equilibrada, a equipa das Instituições veiomais organizada, conseguia criar boas oportunidades, ainda assim seria a equipa da Academia a aumentar a vantagem.Primeiro por Bruno Lemos, num pontapé de fora da área fez a bola passar porbaixo do guarda-redes e assinalou o 4 – 1, logo de seguida, também AnselmoCalais marcava o 5 – 1 e Diogo Arezes faziao seu hat-trick na partida e tranquilizavaa equipa com o 6 – 1.

Apesar do resultado “pesado”, a equipa das Instituições não baixou os braços emostrava que queria mudar o rumo dos acontecimentos. Foi isso que aconteceu.João Pinheiro, numa bonita jogada reduziu para 6 – 2 e, no minuto seguinte,Ricardo Rio apontada o 6 – 3.

Conforme os minutos iam passando, a equipa“visitante” parecia ganhar confiança e voltou a marcar, por intermédio de AndréCoelho Lima, o qual bisou logo de seguida, reduziu para 6 – 5, mas o golomostrou-se infrutífero, pois, a partida terminaria sem mais alterações.

No final do jogo, Ricardo Rio confidenciou que a sua equipa perdeu“justamente”, realçando que “é um momento de convívio que tem sido muito bemdisputado ano após ano, mas este ano,infelizmente, a sorte não nos sorriu”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga “este é um jogo que tem marcadoa celebração do aniversário da UMinho,demonstrando aquilo que a Universidade é hoje, uma entidade aberta à comunidadee que se relaciona com múltiplos parceiros com os quais tem desenvolvido umprojeto fundamental para o desenvolvimentodo território”, disse.

Também Rui Vieira de Castro assumiu que a UMinho“gosta muito de interagir com pessoas, instituições e organizações que estãopara lá dela”, revelando que com este jogo “celebramos o aniversário daUniversidade com eventos de natureza desportiva e conseguimos que participem pessoas de dentro e fora da Universidade. O Jogo das Estrelas exprime muitobem aquilo que são as orientações principais da Universidade, que sãoincentivar a prática desportiva e a interação com a sociedade”, afirmou.

Esta partida veio desempatar os historial de encontros, com esta vitória daAcademia, esta tem agora quatro vitórias contra três da equipa dasInstituições, tendo o empate acontecido por duas vezes.

Constituição das equipas:

Equipa da Academia:
Filipe Vaz (Pró-reitor), Carlos Videira (responsável do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM), Luís Silva(Técnico Desportivo dos SASUM), Diogo Arezes (Setor de Sustentabilidade dos SASUM), Anselmo Calais (Técnico Desportivo dos SASUM), Domingos Martins (Técnico Desportivo dos SASUM), Rui Rebelo (Informático dos SASUM), Nuno Reis (presidente da Associação Académica), Bruno Lemos (Setor de Comunicação dos SASUM).

Equipa das Instituições:
Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga) André Coelho Lima(Vereador da Câmara Municipal de Guimarães), Pedro Sousa (Associaçãode Futebol de Braga) Gabriel Oliveira (Diretor do Desporto da Câmara Municipalde Braga), João Pinheiro (AssociaçãoAcadémica), Bruno Almeida (Universidade do Porto), João Ribeiro (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), Paulo Resende (Novo Banco),Vítor Dias (Diretor Regional do InstitutoPortuguês do Desporto e Juventude) eRicardo Sousa (Associação Juvenil Synergia), Joel Pereira (Sporting de Braga), Rui Oliveira (Associação Académica).