Através das boas práticas ambientais dos cidadãos,serão atribuídos pontos que conferem descontos em lojas, serviços ou espetáculos culturais e desportivos.
Guimarães é o primeiro Município em Portugal a aderir ao projeto “Tropas Verdes” que visa premiar os cidadãos quereciclam e aderem às boas práticas ambientais. Os vários parceiros europeus presentes neste projeto, apoiado pelo programa URBACT da União Europeia,realizam sessões de trabalho em Guimarães nesta terça e quarta-feira, nosentido de elaborar um plano de transferência destas práticas que estão emcurso em Santiago de Compostela (Espanha).
“A expetativa que temos nesta rede, através de um parceiro líder nestas práticas que é Santiago de Compostela, é transferir a boa prática às cidades que têm esta parceria no projeto ´Tropas Verdes´”, sendo uma boa prática ambiental para melhorar o comportamento ambiental dos cidadãos, através da recolha seletiva dos resíduos”, explicou o coordenador do projeto “Tropas Verdes”, Javi Vázquez.
“Esta prática começou em 2015, em Santiago de Compostela, temos mais de 3000 mil pessoas registadas e aumentou significativamente a adesão das pessoas aos ecopontos depois de dar estes prémios. No fundo visa premiar o comportamento ambiental dos cidadãos, com pontos que servem para descontos em transportes públicos, entradas nos eventos culturais ou de desporto, assim como descontos no comércio local”, explicou ainda Javi Vázquez.
Existirá uma plataforma na qual os utilizadores se registam, declarando o tipo de resíduos que têm para entregar e que de imediato, conforme o tipo de resíduos recebem um determinado número de estrelas (pontos), quando acumuladas poderão ser trocadas nos parceiros e encaminhados de acordo com a sua área de residência ao ponto de recolha mais próximo.
Em Guimarães, estão reunidos os representantes das as cidades de Santiago de Compostela (Espanha), Nice (França), Budapeste (Hungria), Pavlos Mela (Grécia), Opole (Polónia), que vão conhecer as boas práticas em curso na Cidade-Berço ao nível da gestão de resíduos com o projeto PAYT e da Economia Circular, nomeadamente na valorização de resíduos verdes.
O Município de Guimarães assinou a 27 de setembro, a carta compromisso como parceiro do projeto “Tropas Verdes” do programa europeu URBACT, envolvendo-se nesta boa prática de reconhecimento europeu, sendo um programa cofinanciado a 85% num valor total de 80.000,00€. O programa URBACT é um programa de Financiamento Europeu que promove iniciativas no âmbito do ambiente e desenvolvimento sustentável.