Numa demonstração de força, o FC Porto recebeu e bateu o Sporting de Braga por 3×0 e encaminhou a passagem ao jogo decisivo da Taça de Portugal. 

Se o cenário já estava mau para o Sporting de Braga, pior ficou no último lance da partida. Óliver descobriu Brahimi e o argelino deu uma montanha de conforto para a segunda mão. 

Chegado ao Dragão sem Paulinho mas com Fransérgio a fazer companhia à referência Dyego Sousa, o Braga entrou melhor na partida. Os bracarenses aproveitaram alguma desconcentração portista e construíram um par de jogadas perigosas, nascidas através de transições rápidas. O único a criar perigo, ainda assim, foi Wilson Eduardo, num remate desviado por Telles e que quase traiu Fabiano, o homem das balizas na Taça. 

Nas bancadas começava a sentir-se um certo desconforto perante alguma facilidade bracarense em atacar a linha defensiva. Herrera, Óliver e Otávio puxaram dos galões e, com passe, criatividade e inteligência, empurraram a capacidade pressionante do adversário para trás. 

Apesar do domínio territorial, no último terço o Dragão (muito por culpa de uma dupla atacante desconectada) teve pouca capacidade para criar verdadeiro perigo. A solução foi encontrada nos lances de bola parada, com Pepe a subir ao terceiro andar num par de vezes e a obrigar Marafona a duas belas defesas. Mas o guardião arsenalista ainda estava para borrar a pintura…

Perto da meia hora de jogo, o internacional português foi displicente e abalroou Herrera dentro da área. João Pinheiro ainda consultou o VAR, a grande penalidade foi atrasada devido a problemas de comunicação entre a equipa de arbitragem, mas Telles chamou-lhe um figo. E o Braga continuou até ao apito do árbitro a demonstrar o contrário dos primeiros quinze minutos: uma total incapacidade de assustar o último terço azul e branco. 

Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, esteve na sala do Dragão após perder por 3-0 e assumiu que a eliminatória, tal como o momento da equipa, está «difícil».

O técnico acabou por confessar que já tentou «tudo» nos jogos contra as equipas grandes.

«Vou falar do jogo. A entrada foi equilibrada. O FC Porto criou duas oportunidades, num canto e num penálti. Contra estas equipas experiente temos de aproveitar tudo o que temos. Podíamos ter feito o 1-1 numa ocasião flagrante. Utilizámos uma estratégia diferente desta vez. O 3-0 é demasiado penalizador.»

«Jogámos contra uma equipa competente e eficaz. A eliminatória está difícil. Este último golo foi demasiado penalizador.»

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, em declarações na flash da Sport TV, após a vitória por 3-0 ante o Sp, Braga, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal:

«É uma margem que nos deixa satisfeitos, mas nada está decidido. Já vi muita coisa no futebol. É preciso ter respeito por este Sp. Braga, uma equipa muita competitiva e recheada de excelentes individualidades. A seu tempo falaremos disso. O importante era ganhar e não sofrer. Foi o terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos, o que é mostra a coesão e o trabalho no processo defensivo de todos os jogadores. Toda a equipa percebe onde tem de limitar o adversário, quais os pontes fortes dos esquemas táticos. Fizemos um jogo bastante acima da média. Parabéns aos jogadores. Este não foi um onze alternativo, foi o melhor onze para defrontar esta Sp. Braga. Sábado será outro jogo. Agora temos de descansar bem, saborear a vitória durante uma ou duas horas e daqui a três deitarmo-nos a pensar no trabalho de amanhã.»

Declarações de Wilson Eduardo, jogador do Sp. Braga, na flash interview da Sport TV após a derrota por 3-0 no Dragão em jogo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal:

«Entrámos bem, a controlar a equipa do FC Porto e na primeira oportunidade que eles tiveram foi penálti e conseguiram concretizar. Aqui neste campo é complicado quando eles estão por cima. Não conseguimos fazer o golo. Na segunda parte, tivemos o 1-1 nos pés e o Fabiano fez uma grande defesa. Depois, na primeira ocasião que o FC Porto teve na segunda parte faz o 2-0. E agora na parte final, mais uma vez num erro nosso, eles acabam por fazer o terceiro. Agora as coisas estão cada vez mais difíceis. Somos nós que nos pusemos nesta situação e somos nós que temos de seguir. Vamos tentar dar a volta a esta situação. 3-0 acaba por ser um resultado pesado para o que fizemos.»