Hospital de Braga tem autorização para contratar 75 enfermeiros.

O Hospital de Braga já tem autorização da tutela para poder contratar 75 enfermeiros para os quadros tal como estava acordado com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Segundo o responsável do SEP Minho, Nelson Pinto, contatado por O MINHO, “aquando da renegociação dos contratos individuais de trabalho passando das 40 para as 35 horas, ficou definido que seriam precisos contratar 75 enfermeiros para suprimir as horas que ficavam livres de cuidados”.

A decisão da contratação ficava dependente da aprovação das entidades públicas ligadas à saúde. Ora segundo Nelson Pinto, tanto a ARS-Norte como o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, em reuniões bilaterais, “deram o aval para a contratação destes profissionais”.

Por isso, para o SEP, “estas contratações devem ser feitas o mais depressa possível, a data era hoje, para que com a transferência para a esfera pública, estes novos profissionais possam fazer parte do quadro da unidade hospitalar”.

Entretanto, o Sindicato e a Administração do Hospital tinham marcado uma reunião para a amanhã, mas a mesma deve ser reagendada.

O sindicato fica agora a aguardar a tomada de posição do Hospital. “Há um acordo negocial e espero que seja cumprido senão teremos que reagir”.