Arcebispo inaugura reconstrução da primitiva imagem de Nossa Senhora do Sameiro

O arcebispo de Braga vai inaugurar a reconstrução da primitiva imagem de Nossa Senhora do Sameiro, bem como uma “nova” avenida e o Posto de Turismo, a partir das 15h00 de 5 de maio, no santuário mariano bracarense. 

«A primitiva imagem de Nossa Senhora do Sameiro se levantará imponente perto da Basílica, a acolher os peregrinos e turistas que se aproximam da casa da Mãe do Céu», lê-se no convite lançado pela Confraria de Nossa Senhora do Sameiro nas redes sociais.

No programa está previsto ainda a bênção do Posto de Turismo e da Imagem primitiva de Nossa Senhora do Sameiro por D. Jorge Ortiga, seguida de procissão para a cripta vão rezar o Terço e celebrar a Eucaristia das 16h30.

«Todas as obras realizadas e ainda a realizar beneficiarão os fiéis e os turistas que procuram o Sameiro. Sobretudo os mais limitados (por razões visuais ou de mobilidade)», contextualiza a confraria que espera que os destinatários de toda a obra – “os devotos e amantes do Sameiro” – compareçam no festivo acontecimento, a 5 de maio.
As obras foram realizadas no âmbito do projeto ‘Sameiro de todos, Sameiro para todos’, com a requalificação da avenida de Nossa Senhora do Sameiro foi criada uma praceta junto dos “Doutores” e colocado um busto do fundador, o padre Martinho Pereira da Silva.

Em todos os espaços que integram a estância religiosa foi implementada acessibilidade para pessoas invisuais e mobilidade reduzida, houve embelezamento de jardins e criação de mais espaços ajardinados com melhor distribuição e enquadramento do arvoredo em quantidade e espécies, bem como criado um cais para desembarque dos passageiros que chegam por transporte público.

A história do Santuário do Sameiro está ligada ao dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854; Em 1890 começou a construção da atual basílica e a cripta foi construída a partir de 1979.