O restauro do edifício da Câmara Municipal de Braga foi distinguido com uma menção honrosa na sétima edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana(PNRU), à qual concorreram 80 projectos nacionais distribuídos por 20 concelhos de norte a sul do país. A cerimónia de entrega decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.

A intervenção nos Paços do Concelho incidiu no Salão Nobre e todo o património artístico, na antecâmara, na escadaria principal e na cobertura. O restauro visou um tratamento adequado e consciencioso, englobando todas as fases de intervenção necessárias e essenciais para assegurar a sua preservação. Ao peração realizada valorizou a vertente da conservação, incluindo o restauro e a reintegração volumétrica e cromática das zonas intervencionadas.

Esta distinção apresenta-se como uma enorme mais-valia para potenciar ainda mais o envolvimento, reconhecimento e afectividade da comunidade Bracarense relativamente a um notável exemplar de arquitectura civil barroca, num edifício classificado como Imóvel de Interesse Público.

Como reconhecimento público da operação de conservação e restauro, o edifício dos Paços do Concelho assume-se como um bem cultural de elevada importância com enorme relevo a nível local e nacional.

Esta distinção vai impulsionar novas sinergias ligadas à cultura, ao turismo e à economia, contribuindo simultaneamente, para a difusão do imóvel e de boas práticas ao nível da intervenção sobre o património.

Paralelamente,foram melhoradas as condições de visitação do edifício, reconhecido como um dos mais importantes exemplos da arquitectura civil barroca do centro histórico da Cidade de Braga, enriquecendo ainda o percurso de visita a outros baluartes do barroco nacional, como o Palácio dos Biscainhos ou o Palácio do Raio. 

Lançado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) visa reconhecer,premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades portuguesas,afirmando-se actualmente como a mais prestigiada distinção na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal. O PNRU é co-organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, e conta com o apoio do Governo de Portugal.