A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu, esta Quinta-feira a final do concurso municipal da 2.ª edição do projecto ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’, do qual saíram vencedores dois projectos. ‘Viagem no Tempo’, da Escola Secundária Carlos Amarante e ‘MultiPro’, da Escola Secundária Sá de Miranda, foram os projectos escolhidos para representar Braga no concurso inter municipal, que irá decorrer a 7 de Junho, em Amares.

Neste concurso foram apresentados 12 projectos que envolveram 42 alunos do secundário e do ensino profissional em torno de uma iniciativa que tem como objectivo promover uma cultura empreendedora, a pró actividade, a cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, permitindo aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projectos empreendedores.

Trata-sede um projecto que resulta da parceria entre a CIM do Cávado e o Município de Braga, resultando num programa de educação e sensibilização para o empreendedorismo, destinado aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário regular e profissional. “Esta é uma oportunidade para os alunos envolvidos estimularem uma cultura empreendedora, exercitando a capacidade de desenvolver projectos e promover a aquisição de conhecimento,fortalecendo uma identidade regional de pertença para com o território”, refere Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, sublinhando que“para ser empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer transformá-la numa empresa sem antes trabalhar e estudar muito”.

“Conhecer o que se quer é o primeiro passo de um longo caminho e o projecto ‘UP Cávado’ permite aos nossos alunos a aquisição de competências que, mais tarde, lhes permitirão tomar decisões profissionais mais conscientes e ponderadas”, salienta a vereadora.

O‘UP Cávado’ encontra-se a ser desenvolvido nos seis Municípios e Agrupamentos de Escola, Escolas não Agrupadas e Escolas de Ensino Profissional da NUT III do Cávado, reunindo um total de 28 escolas, cerca de 1600 alunos e 65 professores,de um universo de 65 turmas, 32 do 3º ciclo do ensino básico e 33 do ensino secundário e profissional.

O Concelho de Braga vê a participar no projecto oito Agrupamentos de Escola e a Escola Profissional de Braga, envolvendo um total 26 turmas, 21 Professores e596 alunos.

O programa contempla ao longo do ano lectivo o desenvolvimento de oficinas deformação creditadas pelo Ministério da Educação para os professores envolvidos,sessões de acompanhamento e de preparação dos alunos em contexto educativo,culminando com um conjunto de eventos finais organizados por nível de ensino eescala territorial.

São seis Concursos de Ideias Municipais dos projectos desenvolvidos pelos alunos do 3º ciclo, Ensino Secundário e Profissional com ideias de negócio inovadoras. As duas equipas vencedoras de cada concurso municipal são seleccionadas para a fase intermunicipal.