O Município de Braga apresentou, este Sábado, 29 de Junho, a Unidade Local de Protecção Civil (ULPC) de Pedralva. Esta é a primeira ULPC do Concelho dotada com uma viatura ligeira e equipamento para a primeira intervenção em incêndio até à chegada das equipas dos bombeiros.

A ULPC de Pedralva tem uma equipa de cinco elementos voluntários da Freguesia, a quem o Município de Braga proporcionou formação e treino adequados. A Autarquia garante também um seguro de acidentes pessoais e o equipamento de protecção individual de acordo com as normas existentes.

Segundo Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, o grande objectivo é diminuir o tempo de intervenção num incêndio florestal até à chegada dos bombeiros. “Este é o caminho a seguir. Se tivermos na área geográfica do Concelho este tipo de equipas, o trabalho de prevenção e a resposta a um incêndio será mais eficaz”, referiu Firmino Marques, que tutela o Pelouro da Protecção Civil.

O vice-presidente da Autarquia enalteceu a responsabilidade social da REN que ofereceu a viatura agora alocada à ULPC de Pedralva. “A viatura é determinante para que esta Unidade funcione e apelamos, não só à REN mas também à EDP que, no caso de renovação das suas frotas, possam sempre que possível disponibilizar este tipo de viaturas que são importantíssimas para este trabalho”, acrescentou.
O Município de Braga, através da sua Divisão de Protecção Civil, tem vindo a desenvolver um trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia do Concelho no sentido de as sensibilizar para a criação de Unidades Locais de Protecção Civil, previstas na Lei de Bases de Protecção Civil.

O Concelho de Braga dispõe já de seis ULPC, nomeadamente Pedralva, S. Victor, Arentim/Cunha, Sobreposta, Nogueira/Fraião/Lamaçães e Espinho.

Estas Unidades têm como missão apoiar e executar a política local, nomeadamente na prevenção de acidentes graves ou catástrofes, promovendo a protecção e socorro das populações, dos bens e do património da freguesia em que se inserem e são presididas pelo Presidente de Junta que assegura a articulação permanente com o Serviço Municipal de Protecção Civil.