João Sousa foi o primeiro português a chegar aos oitavos de final do torneio britânico. Frente ao espanhol, perdeu os três sets.

João Sousa foi afastado esta segunda-feira do torneio de Wimbledon, ao perder com o espanhol Rafael Nadal, por 6-2, 6-2 e 6-2. O tenista de Guimarães conseguiu, no entanto, um feito histórico ao atingir pela primeira vez os oitavos de final do open britânico, o que lhe vai permitir subir no ranking ATP do 69.º para o 55.º lugar.

Neste terceiro confronto com Rafael Nadal – perdera em 2014, no Rio de Janeiro, por 1-6 e 0-6, e em 2016, em Madrid, por 0-6, 6-4 e 3-6 -, João Sousa entrou de forma irregular, ficando em desvantagem muito cedo (0-4). Depois de perder o primeiro set por 6-2, no segundo chegou a equilibrar, mas Nadal voltou a ser mais forte e a vencer novamente por 6-2.

No terceiro set, repetiu-se a superioridade do tenista espanhol, que voltou a ganhar por 6-2, vencendo o tenista de Guimarães ao fim de 1h35.

Esta é a sétima vez na sua carreira que Rafael Nadal chega aos quartos de final do torneio de Wimbledon.

Tenista potuguês abordou a derrota frente a Rafael Nadal nos oitavos de final de Wimbledon.

O tenista português João Sousa considera que foi eliminado nos oitavos de final do torneio de Wimbledon por Rafael Nadal porque o espanhol, número 2 mundial, fez um “encontro incrível” no All England Club. “Não há muita coisa a dizer. O Rafa esteve muito bem, fez um encontro incrível e demonstrou o porquê de ser um dos melhores jogadores da atualidade e da história do ténis mundial. E hoje, esteve demolidor, aniquilou completamente as minhas armas e a estratégia que tinha delineado”, afirmou o minhoto, após a derrota em três sets, por um triplo 6-2.