As campeãs nacionais foram muito superiores às austríacas, que não criaram uma ocasião clara para marcar em todo o jogo.
O Sporting de Braga venceu hoje as austríacas do Sturm Graz por 2-0, no primeiro jogo do Grupo 7 de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol feminino, em Riga.
Vanessa Marques, aos 37 minutos, e Shade Pratt, aos 77, marcaram os golos das portuguesas, que entram assim da melhor maneira neste apuramento, todo ele jogado em Riga, que as pode levar pela primeira vez à fase final da ‘Champions’ feminina.
As campeãs nacionais foram muito superiores às austríacas, que não criaram uma ocasião clara para marcar em todo o jogo, e o resultado peca por escasso, tal foi o domínio e as oportunidades desperdiçadas.
A primeira parte só ‘deu’ Sporting de Braga, mais experiente – as centrais contrárias têm apenas 16 anos – e mais forte fisicamente que a austríaca.
O jogo desenrolou-se praticamente sempre no meio-campo ofensivo das minhotas, que foram colecionando lances de perigo, com destaque para Keane (09 e 12 minutos).
O golo surgiu como corolário lógico dessa superioridade, com Vanessa Marques a cabecear após um canto cobrado da esquerda por Ágata Filipa (37).
Ainda antes do intervalo, o Sporting de Braga podia ter aumentado a vantagem, mas Dolores falhou o desvio de cabeça (41) e Keane rematou forte, mas à figura da guardiã contrária (45+1).
Na segunda metade, a toada do jogo manteve-se, com o Sturm Graz apenas ligeiramente mais ‘atrevido’, mas foi o Braga a estar muito perto de voltar a marcar.
Daniuska rematou com força de muito longe à barra, a bola embateu no chão e, com o efeito que levava, voltou a embater na trave da equipa austríaca (64).
A equipa bracarense volta a entrar em acção no Sábado, 10 de Agosto, frente ao Apollon Ladies