O Vitória de Guimarães, cujo jogo da primeira jornada, com o Rio Ave, foi adiado, somou o segundo empate em casa

O Famalicão empatou a 1-1 no terreno do Vitória de Guimarães, mantendo-se no topo da classificação da I Liga à terceira jornada, somando os mesmos sete pontos do Sporting, que este domingo ganhou (3-1) em casa do Portimonense.
Após o nulo verificado ao intervalo no Estádio D. Afonso Henriques, os vimaranenses inauguraram o marcador, aos 50 minutos, através de João Carlos Teixeira, mas o recém-promovido Famalicão igualou, aos 70, por Fábio Martins.

Após vitórias sobre Santa Clara (2-0) e Rio Ave (1-0), o Famalicão passou a somar sete pontos e manteve-se no topo da classificação, a par do Sporting, ambos com mais um ponto do que FC Porto e Benfica, que se defrontaram no sábado, com vitória dos dragões (2-0).

O Vitória de Guimarães, cujo jogo da primeira jornada, com o Rio Ave, foi adiado, somou o segundo empate em casa, depois do 1-1 com o Boavista, e segue no 14.º lugar, com dois pontos.

Ivo Vieira, treinador do Vitória de Guimarães, em declarações aos jornalistas após o empate contra o Famalicão a uma bola:

«A equipa lutou até à exaustão. Estou satisfeito com a vontade e a intensidade. O desfecho não me satisfaz, claro. No golo sofrido temos de ser mais incisivos. Os jogadores tentaram, mas não estávamos equilibrados nesse lance. Acredito muito nos atletas do Vitória. Chegámos à frente muitas vezes. Na primeira parte demos a iniciativa ao Famalicão, mas aí tivemos duas bolas no ferro e mais algumas oportunidades.»

«A responsabilidade é minha. O jogo ficou partido e isso permitiu transições ao Famalicão. Queríamos chegar com muita gente na frente, isso foi notório.»

«O Famalicão está a ter um bom arranque de época. Tem muita qualidade na equipa, por isso não pressionámos de uma forma muito intensa, porque seríamos ultrapassados com facilidade. Na primeira parte anulámos o jogo ofensivo do Famalicão e por isso tivemos menos bola. Na primeira parte essa posse de bola deles deveu-se mais aos passes entre guarda-redes e defesa. Tínhamos de ser equilibrados e fomos.»

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, em declarações aos jornalistas em Guimarães após o empate a uma bola:

«O jogo foi complicado. O Vitória entrou forte, agressivo e tivemos algumas dificuldades. Queríamos impor o nosso jogo, mas o Ivo anulou bem as nossas saídas pelo corredor central. Sentimos dificuldades e acabámos a primeira parte com problemas. Após o 1-0 encontrámos alternativas, dominámos e empatámos o jogo. Tivemos duas oportunidades flagrantes para vencer, mas a nossa vitória também seria injusta.»

«Estamos satisfeitos. Queremos crescer e consolidar o Famalicão. Temos feito melhorias e crescido. Queremos continuar assim. Os sete pontos são importantes, mas o mais relevante é crescer como equipa.»

Reveja aqui os melhores momentos da partida