Câmara Municipal de Guimarães promove o projeto EducaBicla, com sessões nas escolas do concelho.

Os alunos que efetuam o percurso habitual entre a residência e o estabelecimento de educação ou ensino, através de velocípedes sem motor, passam a estar abrangidos pela cobertura do seguro escolar, por medida decretada pelo Governo, considerando-se que este é um passo determinante para promover e dinamizar a mobilidade ativa, para além da já prevista deslocação a pé. Esta é uma medida defendida pelo Município de Guimarães e congratula-se com esta decisão, na sequência dos projetos já implementados com o objetivo da promoção dos modos suaves de transporte.

Implementado no concelho de Guimarães há quatro anos, o programa EducaBicla já deu formação a cerca de 6 mil jovens vimaranenses, entre os 12 e os 16 anos, no sentido de sensibilizar, educar e envolver os cidadãos para os modos ativos e hábitos sustentáveis, formando ciclistas e futuros ciclistas urbanos, para que pedalem de forma segura e responsável.

No âmbito deste enquadramento, destacam-se as sessões para todas as turmas do 6.º ano de escolaridade nas 14 escolas básicas do concelho (EB de Abação, EB Professor Abel Salazar, EB D. Afonso Henriques, EB Briteiros S. Salvador, EB Egas Moniz, EB Fernando Távora, EB Gil Vicente, EB João de Meira, EB Arqueólogo Mário Cardoso, EB Pevidém, EB Santos Simões, EB Caldas das Taipas, EB S. Torcato e EB Virgínia Moura) e para dois colégios privados (Colégio do Ave e Colégio Nossa Senhora da Conceição). Desde 2018 que estão a ser desenvolvidas atividades do EducaBicla no programa da Componente de Apoio à Família (CAF), com os alunos  do 1º ciclo.

Perante a intenção de tornar os modos suaves na opção alternativa e efetiva aos restantes modos de transporte, favorecendo e exponenciando o uso da bicicleta em meio urbano, a Câmara Municipal de Guimarães inaugurou ainda em 2018 a primeira fase da Ecovia com uma extensão de 16,5 quilómetros, completando o percurso existente da Pista de Cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade de Guimarães e à Veiga de Creixomil, já incluindo os trajetos efetuados na encosta de Mesão Frio, na antiga linha de caminho de ferro que liga à rotunda da Avenida D. João IV, na Rua das Eiras, no Caminho Real ao viaduto da Variante de Creixomil, entre outros.

Através do Orçamento Participativo Escolas, desenvolvido pelo Município de Guimarães, regista-se ainda o projeto para a promoção de bicicleta como meio de deslocação, na Escola Secundária Martins Sarmento.

No ano letivo 2019/2020, pela primeira vez, o seguro escolar cobre a deslocação em bicicleta no percurso de casa-escola e escola-casa, perante o contexto de implementação de políticas de incentivo à mobilidade ativa que se enquadra na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, conforme a alteração à portaria (n.º 298-A/2019) já publicada em Diário da República.