34 locais identificados como ´lixeiras´ no Concelho de Braga

O Município de Braga está a efectuar um trabalho de recolha de resíduos em espaço público em diversas freguesias do Concelho. A acção, intensificada na Semana do Clima, permitiu, até ao momento, a recolha de cerca de 1100 toneladas de lixo em 34 locais identificados como ´lixeiras´ pela Autarquia e pelas Juntas de Freguesia.

Como explicou Altino Bessa, vereador do Ambiente, este é um processo que ´ainda vai a meio´. “Dos 34 locais identificados já foram retiradas cerca de 12 lixeiras, o que equivale aproximadamente a 100 camiões cheios encaminhados para a Braval. Vamos realizar o restante trabalho de limpeza até final do ano e, se tivermos em conta o que temos encontrado, iremos seguramente ultrapassar as 3000 mil toneladas de lixo recolhido, o que é um número bastante elevado e demonstra a necessidade de mais acções de fiscalização e sensibilização”, afirmou.

Nesse sentido, Altino Bessa lembrou que existem sistemas de recolha e acolhimento do lixo disponibilizados pela Agere e pela Braval e que há ´multas pesadas´ para quem prevaricar, deixando um apelo à população para que denuncie os casos de descargas de lixo ilegais. “Queremos que cada cidadão seja também um fiscal e denuncie os prevaricadores, sendo que a forma mais fácil de o fazer é identificando a matrícula das viaturas que estão a fazer deposição de lixos, se possível com fotografia”, afirmou.

O Município irá também apelar às autoridades competentes, especialmente ao Sepna da GNR (já que grande parte das ´lixeiras´ se situa em áreas rurais), e às Juntas de Freguesia para que intensifiquem a vigilância nestas situações. “O objectivo é erradicar as lixeiras em Braga e para tal é necessário sermos menos permissivos”, finalizou.