Os condutores que circulavam na direção da fronteira de Vilar Formoso, na A25, foram surpreendidos com a operação da GNR que mandou todos os veículos parar na primeira área de serviço.

Ali, foram abordados por uma equipa de fiscalização das portagens da ex-scut. Quem tinha dívidas, foi convidado a pagar na hora e a presença da GNR “convidava” a cumprir. Este episódio, vivido anteontem, é novidade para muitos portugueses. Mas não é ilegítimo por parte das concessionárias.

Segundo a GNR, a operação incidia sobre “o controlo de velocidade e o cumprimento das normas referentes ao transporte de carga” e, “como decorreu numa via concessionada pela Ascendi, foi previamente comunicada à empresa a realização da operação”. A concessionária diz que tem, diariamente, brigadas de fiscalização no terreno.

“A Ascendi tem brigadas de fiscalização de cobrança de portagens que, nos estritos termos da lei vigente, desenvolvem diariamente a sua atividade em quatro concessões, normalmente entre as 6 e as 22 horas”, explicou fonte da empresa, ao JN. “A atuação da brigada que se encontrava [ante]ontem na área de serviço da A25 insere-se na atuação diária e normal daquela brigada e é independente de operações esporádicas levadas a cabo pelas autoridades policiais”, acrescentou.