Ricardo Rio apresenta Hub Internacional de Talento no Global Parliament of Mayors

A cidade de Durban, na África do Sul, está a receber, entre os dias 9 e 11 de Novembro, o encontro anual do Global Parliament of Mayors (GPM), uma rede que reúne autarcas de todo mundo e que, neste momento, é liderada pelo presidente da cidade alemã de Mannheim, Peter Kurz.

Braga aderiu a este movimento global em 2018 e Ricardo Rio está em Durban para apresentar Braga como modelo para a criação do primeiro Hub Internacional de Talento, que está integrado no projecto do GPM “Talent Cities”, que terá início em 2020.

“Hoje em dia as cidades necessitam de ter políticas activas na promoção e retenção do talento e Braga está empenhada em criar um hub internacional de talento para atrair novas cidades para esta iniciativa, mas também para potenciar o tecido económico de Braga e todo o talento existente na Cidade” declarou o Ricardo Rio perante uma plateia de autarcas, durante a sua apresentação num formato de “flash talk” dedicada ao projecto “Talent Cities”, liderado pela americana New Learning Ventures.

Nesta apresentação, Ricardo Rio explicou o que tem sido feito em Braga na área do talento, nomeadamente o esforço para incluir todos os parceiros neste projecto, desde empresas, instituições públicas ou universidades e a forma como tem sido feito para satisfazer as necessidades e das pessoas. O presidente da Câmara Municipal demonstrou ainda que a escolha de Braga para constituir o primeiro Hub Internacional do Talento do GPM surgiu de forma natural, pois é uma consequência do que já tem sido feito em termos da atracção e retenção de talento, nomeadamente através da InvestBraga. “Numa era em que as cidades competem entre si para atrair os melhores, os autarcas têm uma obrigação de colocar todos os parceiros na mesma mesa e discutir e implantar soluções para essa captação possa suceder”, apontou Ricardo Rio, esperando que este projecto de Talento “seja uma referência no GPM e que consiga atrair mais cidades”.

Questões como a migrações, segurança urbana, saúde pública e governança local foram outros dos temas em debate, mas também foram analisadas outras questões relevantes para as cidades, como democracia digital ou alterações climáticas. O presidente da Câmara Municipal de Braga foi um dos dois autarcas portugueses presentes neste encontro, a par de Hélder Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra. Participaram ainda dezenas de autarcas de todo o mundo, como Dayton ou Columbia dos Estados Unidos, Beira ou Dakar de África, Eindhoven ou Gdansk da Europa ou Guangzhou da China, e ainda especialistas e académicos sobre questões urbanas.