ACES de Braga acaba de atingir uma das metas traçadas para este ano.

O Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I – Braga acaba de assegurar médico de família a todos os utentes inscritos nos centros de saúde. No total são agora 198.726 utentes com médico de família em Braga.

Depois de uma reorganização de algumas Unidades Funcionais, o ACES de Braga acaba de atingir o objectivo que tinha assumido para 2019.

O ACES conta actualmente com 25 unidades e 529 profissionais. Segundo o director executivo, Domingos Sousa, desde Janeiro de 2018 até à presente data foram inscritos no Agrupamento mais de 11.000 utentes para os quais era prioritário dar resposta.

Para isso o ACES criou a USF de Esporões, com inclusão na equipa de mais um médico, a USF S. Salvador (Tebosa) reestruturando a equipa, e colocando ao serviço mais um médico semelhança do que aconteceu na UCSP de Adaúfe e também na USF Saúde Oeste.

Entretanto, no final da semana passada, a 20 de Novembro foi criada a UCSP S. Geraldo no Largo Paulo Orósio, permitindo a inclusão de mais um médico.

Em declarações à RUM, o director executivo do ACES de Braga aproveitou para lembrar a comunidade da existênica do Espaço do Utente onde os cidadãos podem esclarecer todas as suas dúvidas.

Em 2018, o ACES de Braga foi o agrupamento com melhor desempenho económico da região Norte. O orçamento anual é de 45 Milhões de Euros. Entretanto acaba de atingir um dos objectivos centrais: tem médicos de família para todos os seus utentes: que são no total 198.726.