Prova e caminhada solidária têm lugar no dia 19 de janeiro, às 10h30, na Avenida Praça Marques Júnior.

A 22.ª Meia Maratona Manuela Machado, que se disputa no próximo dia 19 de janeiro, em Viana do Castelo, espera a participação de 5 mil atletas de 22 nacionalidades diferentes, tornando-a na edição mais internacional de sempre, segundo anunciou hoje a organização na conferência de imprensa de apresentação da prova.

Organizada Cyclones Sanitop, clube de Manuela Machado, e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a 22.ª Meia Maratona Manuela Machado conta também com um forte contingente de mil atletas espanhóis, dado que esta meia maratona conta para o calendário de Corridas de Espanha.

«É com muito gosto que a câmara, desde há 22 anos, procura perpetuar este trabalho meritório que a Manuela Machado fez a todos os níveis. Apesar de ter largado a competição mais ativa, mantém a formação junto dos mais novos, não só no clube que tem, os Cyclones, mas também num grande projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo para formação e incentivo dos jovens na prática de atletismo. Em linguagem moderna é o nosso “front office” para o desporto», disse o presidente do Município, José Maria Costa.

«Esta prova é muito importante no calendário nacional e internacional e é importante para Viana do Castelo porque marca o início do ano com uma grande prova e uma grande mobilização. É uma prova quem tem já uma grande visibilidade internacional», referiu.

Manuela Machado destacou a presença de vários atletas de renome, com destaque para Dulce Félix, Hermano Ferreira, Paulo Gomes, Miguel Ribeiro, Ricardo Dias, bem como do brasileiro Pedro Paula.

Manuela Machado é uma das atletas de referência da maratona nacional, tendo alcançado um título de campeã mundial (1995) e dois de campeã europeia (1994 e 1998), além de dois sétimos lugares em Jogos Olímpicos (Barcelona1992 e Atlanta1996).

A prova tem início 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.

Paralelamente, será realizada uma Caminha Solidária, para o qual são esperados cerca de mil participantes, e cujos 2 euros de inscrição reverterão para o Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.