Mais de 400 mortos e milhares de pessoas infetadas. O novo coronavírus passou fronteiras e não dá sinais de abrandamento. OMS declara emergência global.

As autoridades belgas identificaram, hoje, o primeiro caso de coronavírus no país. O cidadão infectado viajou no avião A380 que garantiu o regresso a casa dos 17 portugueses residentes na região chinesa de Wuhan, avança a TSF.

Segundo a mesma estação, o cidadão não apresenta sintomas mas o teste ao vírus deu positivo por duas vezes – tanto no primeiro teste como no de controlo. A Rádio Renascença revela ainda que, de acordo com o Ministério da Saúde belga, a pessoa infectada foi transportada para um hospital especial: «O vírus está sob controlo», afirma a ministra da Saúde.

O cidadão infectado fazia parte do grupo de nove repatriados belgas, sendo que os restantes não estão contaminados. Permanecem, ainda assim, sob observação.

Actualmente, registam-se casos de infecção de coronavírus em mais de 20 países, além da China. A vizinha Espanha, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, Índia, Austrália, Rússia, Filipinas e Reino Unidos fazem parte da lista.