O Sporting foi derrotado pelo Famalicão (1-3) naquele que foi o último jogo de Silas como treinador da formação leonina.

Aos 5 minutos, logo no primeiro remate da equipa da casa, Racic atirou de primeira, de fora da área, e inaugurou o marcador.

Três minutos depois, numa jogada rápida da equipa da casa, Fábio Martins abriu caminho para Diogo Gonçalves e este atirou forte (e colocado) para o fundo das redes de Maximiano, aumentando a vantagem famalicense e apanhando o Sporting completamente desprevenido com este início de jogo terrível para os leões.

O Sporting havia de chegar ao golo em cima do intervalo. Num livre batido por Acuña, Coates apareceu ao segundo poste a desviar nas alturas, com a bola ainda a bater no poste, mas acabando por entrar mesmo, sendo um golo que chegou na melhor altura para a formação comandada por Silas.

Depois de um início de segunda parte a ritmo lento, o Famalicão conseguiu ampliar a vantagem graças num bis de Diogo Gonçalves. Numa boa recuperação de Pedro Gonçalves, este passou a bola para Diogo Gonçalves, que fletiu para o centro, tirando Neto da frente e atirando para o fundo das redes de Maximiano.

O Famalicão ainda conseguiu a colocar a bola na baliza pela quarta vez, mas Luís Godinho tinha apitado ainda antes do remate de Anderson, assinalando falta ofensiva ao avançado da casa.

Com este desfecho, o Famalicão sobe ao sexto lugar com 36 pontos, menos um do que o Rio Ave, quinto, e menos três do que o Sporting, quarto classificado e que fecha a jornada a quatro pontos do terceiro, o Sporting de Braga.

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após vitória por 3-1 frente ao Sporting:

«Foi bastante tempo sem ganhar. Penso que o segredo teve a ver com a paciência e no acreditar na nossa forma de jogar. Nunca abdicamos dela e noutros jogos tivemos alguns dissabores. Traçámos um plano tendo em conta o adversário e a falta de alguns jogadores. Mudamos a forma de jogar e correu tudo bem. A vitória é justa.

[Fábio Martins a jogar no meio] O Fábio tem uma capacidade muito grande de jogar entre linhas. Sem o Gustavo, baixamos o Pedro e percebemos que podíamos criar desequilíbrios. O Fábio trouxe muita qualidade quer nas receções orientadas, no passe entre linhas, por isso estou satisfeito, por isso é natural que volte a jogar naquela posição.

[troca de treinador no Sporting] São situações normais, mas não vou comentar o negócio de outros clubes. Lá fora também acontece e temos de ver isso com naturalidade. Não sei se vai acontecer, mas desejo toda a sorte ao Silas e espero que as coisas se resolvam da melhor forma.

[possível saída do treinador beneficiou Famalicão] Esse ruído, entre aspas, passa-nos ao lado. Focámo-nos no nosso jogo e no nosso trabalho porque também atravessamos uma fase que não estávamos contentes. Por isso, o nosso foco foi esse e nunca nos distraímos.

[permanência praticamente garantida. E agora?] Agora vamos lutar por outros objetivos. Eu sempre disse que não íamos fugir a um objetivo que podemos lutar e é isso que vamos fazer. É um balneário ambicioso e um clube ambicioso. Sabemos que para lutar pela Europa que há clubes melhores apetrechados porque estão há aos a organizarem-se para essa exigência. Ainda assim, não vamos virar a cara à luta. Neste momento o nosso objetivo passa por consolidar o jogo. Vamos lutar e enquanto os pontos na tabela o permitirem, vamos fazer isso»  

O treinador do Sporting, Silas, anunciou hoje ter disputado o último jogo ao serviço dos ‘leões’, após a derrota em casa do Famalicão por 3-1, em jogo da 23.ª jornada da I Liga.

O técnico falava na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, tendo referido que foi uma “decisão mais do que pensada”, que a mesma começou “logo a seguir ao jogo na Turquia” – derrota em casa do Basaksehir por 4-1, o que ditou a eliminação na Liga Europa – e que foi tomada na sexta-feira.

Embora ainda não tenha sido oficializado, o ainda treinador ‘leonino’ referiu-se já ao potencial sucessor, Ruben Amorim, que nos últimos dias tem sido anunciado como já próximo de assinar pelos ‘verde e brancos’.

Silas disse que o ainda treinador do Braga “vai precisar de muita ajuda” e que “vem para um desafio enorme”.