Amostras para rastreio da doença começa a ser efectuada a partir do início da próxima semana.
O Município de Braga e a InvestBraga, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal, vai criar um Centro de Rastreio para despistagem do COVID-19 no parque de estacionamento do Altice Forum Braga. A colheita de amostras para rastreio da doença começa a ser efectuada a partir do início da próxima semana, e destina-se preferencialmente a cidadãos suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O objectivo é testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança. Os testes, apenas realizados mediante a marcação prévia pelo SNS, serão realizados em modelo ‘drive thru”, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efectuar o diagnóstico.
Desta forma, os pacientes que possam deslocar-se até ao ponto de recolha do Altice Forum Braga não entram em contacto directo com outros cidadãos, reduzindo, ainda, o risco de infecção aos profissionais envolvidos. Os resultados serão depois enviados directamente para o paciente e para as autoridades de Saúde Pública.