Várias Comunidades Pastorais, Párocos e Paroquianos aceitaram o desafio lançado nas redes socais para que as pessoas coloquem Cruzes devidamente decoradas para assinalar a Semana Santa e celebrar o Domingo de Páscoa.

A ideia surgiu do Padre Vítor Nogueira, Pároco de Creixomil, Tamel, Carapaços e Vilar dos Montes, freguesias de Barcelos, em que convite chegou a milhares de pessoas, a Braga e um pouco por todo o país.

A colocação da Cruz será uma forma de “celebrar e aproximar as pessoas das solenidades da Semana Santa, do Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa da Ressureição do Senhor”.

Recorde-se que este ano não serão realizadas as celebrações religiosas e Compasso Pascal devido à contingência da pandemia da COVID-19.

O Padre Vítor Nogueira sugere que:

  • No Domingo de Ramos, que se celebra no dia 5 de abril, as famílias devem colocar uma Cruz com Ramos de Oliveira num local exterior de sua casa para permanecer ao longo da Semana Santa;
  • No Domingo de Páscoa, enfeitar a Cruz com flores e um pano branco para assinalar a alegria da Ressurreição de Jesus. Colocar verdes ou flores à entrada das suas casas;
  • A população é convidada a fotografar e a partilhar nas redes sociais e enviar para a página do autor da ideia.

“No recolhimento do ambiente familiar, com esperança na salvação de todos, celebramos a alegria Pascal da Vitória da Vida e do Amor”, escreveu o Padre Vítor Nogueira.