Alcançado acordo para a venda da Brisa

Grupo José de Mello e Arcus vendem 81,1% da Brisa

O negócio foi fechado com o consórcio da APG e valoriza a Brisa em mais de 3 mil milhões de euros. A concessionária concretiza uma nova parceira estratégia e Vasco de Mello mantém-se presidente do conselho de administração. A conclusão do negócio está prevista para o terceiro trimestre.

O grupo José de Mello e o fundo Arcus chegaram esta terça-feira a acordo com um consórcio de investidores internacionais para a venda conjunta de dois blocos acionistas representativos, no total, de 81,1% dos direitos de voto da Brisa. O acordo, que concretiza uma nova parceria estratégica na concessionária de autoestradas portuguesa, valoriza a empresa em mais de 3 mil milhões de euros.

O consórcio comprador é constituído por três investidores institucionais: a APG (a maior gestora de fundos de pensões dos Países Baixos), o NPS (serviço nacional de pensões da República da Coreia) e a SLAM (gestora de ativos da Swiss Life, a maior seguradora do ramo vida na Suíça).

A aquisição será realizada através de um veículo integralmente detido, direta e indiretamente, pelo consórcio, e conjuntamente controlado pela APG e pelo NPS.

De acordo com o grupo José de Mello, o acordo celebrado configura uma parceria estratégica de longo prazo entre si e o consórcio, já que o grupo liderado por Vasco de Mello permanece como acionista de referência da Brisa, com uma posição representativa de 17% dos direitos de voto e com participação ativa na gestão. Vasco de Mello mantém-se como presidente do conselho de administração.

Citado no comunicado, o presidente do grupo José de Mello, Vasco de Mello, salienta que “esta parceria, celebrada no atual contexto de grande adversidade, é um sinal de confiança em Portugal e na economia portuguesa e representa uma oportunidade única para a Brisa reforçar e acelerar o seu posicionamento na área da mobilidade.”

Neste negócio, o grupo José de Mello foi assessorado pela Rothschild & Co em todo o processo e pelo Caixa – Banco de Investimento nas questões de natureza interna, tendo contado também com a assessoria jurídica dos escritórios Vieira de Almeida & Associados, Clifford Chance e Loyens & Loeff.

A conclusão do negócio está dependente de aprovação das entidades reguladoras competentes e deverá ocorrer no decurso do terceiro trimestre deste ano. 

A nova parceria estratégica permite ao grupo José de Mello reforçar a sua estrutura de capitais e amortizar dívida, assim como aprofundar o seu compromisso nos processos de desenvolvimento e crescimento dos outros ativos que integram a sua carteira de participações e abrir cenários de novos investimentos em novas áreas de negócio.

Como salienta, o consórcio comprador tem experiência na gestão de infraestruturas e uma visão de longo prazo, “o que permite reforçar o posicionamento da Brisa como uma referência internacional no setor das infraestruturas e dar continuidade ao planos de crescimento e desenvolvimento da empresa, quer nos negócios atuais, quer em novos negócios, tanto no plano nacional como internacional”.