A Câmara de Ponte de Lima já entregou 7.100 das 70.000 máscaras cirúrgicas que pretende distribuir no concelho para prevenir a propagação da covid-19, informou hoje aquela autarquia.
Em comunicado hoje enviado às redações, o município destaca ser “imperativa a adoção de medidas excecionais de resposta à atual situação de emergência de saúde pública motivada pandemia de covid-19”.
A autarquia especificou que as 7.100 máscaras foram destruídas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e pela corporação dos Bombeiros Voluntários.
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara, Victor Mendes, afirmou aquele Equipamento de Proteção Individual (EPI) distribuído este mês integra um total de 70.000 máscaras adquiridas pelo município, num investimento aproximado de 150 mil euros.
Questionado se devido ao início do desconfinamento o município está a equacionar a distribuição de máscaras de uso comunitário à população do concelho, Victor Mendes disse que, “para já”, não está prevista essa medida.
Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado quarta-feira.
Das pessoas infetadas, 968 estão hospitalizadas, das quais 172 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.470 para 1.519.
Portugal vai terminar no sábado o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.
Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.