Afinal há só um infetado na Unidade de Cuidados Intensivos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. O organismo garantiu, este sábado, em comunicado, que foram feitos segundos testes a 70 pessoas e dessas apenas uma testou positivo.

Na quinta-feira, a Misericórdia soube que os testes feitos pelo laboratório da Universidade do Minho indicavam a existência do vírus em 49 pessoas, a maioria deles funcionários.

De seguida, e durante uma reunião com a Autoridade de Saúde, o ACES -Cabreira/Gerês, e a Proteção Civil municipal, o Provedor Bento Morais anunciou que iria fazer novos testes, tendo o resultado sido agora divulgado.

O JN contactou a UMinho não tendo, até ao momento, obtido resposta.

“Face ao trabalho desenvolvido, medidas implementadas, de acordo com o preconizado, bem como aos resultados estatisticamente improváveis, a Instituição decidiu assumir um teste PCR, em laboratório externo e acreditado, para efeito de contra-análise, a todos os profissionais testados a quatro de maio assim como aos profissionais que não haviam feito teste naquela data, diz a Misericórdia.”

Os resultados, acrescenta, “confirmam que as nossas dúvidas eram fundamentadas: dos 70 testes realizados, resultou um caso positivo e 69 negativos. Isto confirma que o empenho, esforço e dedicação de todos os profissionais do hospital de Vila Verde dão frutos.”

O organismo salienta, ainda, que, entre 300 utentes internos apenas apareceu um caso positivo, e este “veio de um hospital público”. Isto – acentua – com o nosso hospital com atendimento de mais de 1000 doentes diariamente. Em relação ao universo médico, em 120 médicos não há conhecimento de nenhum infetado.”

Diz que “na sequência deste episódio, foram rastreados pelo INEM os 44 utentes internados nas unidades, dos quais só um testou positivo (já era conhecido). Congratulamo-nos com estes resultados que traduzem uma recuperação de dois doentes anteriormente covid positivos. No total já temos 3 doentes recuperados. Presentemente todos os nossos doentes encontram estáveis”.