Depois de ser notícia no Brasil, o Presidente da República é notícia também no país vizinho após milhares de espanhóis partilharem a imagem registada no último sábado, num supermercado.

 portugueses já se habituaram à preenchida agenda de Marcelo Rebelo de Sousa, longe das formalidades de outros chefes de Estado. O Presidente vai à praia, o Presidente distribui comida aos sem-abrigo, o Presidente vai ao Chiado, o Presidente vai à livraria, o Presidente reúne-se com este ou com aquele, o Presidente visita o hospital, o Presidente tira selfie aqui e acolá, o Presidente engraxa os sapatos na rua, etc. Mas o mesmo não acontece lá fora.

Depois der ser notícia no Brasil, a última ‘aventura’ de Marcelo, uma ida ao supermercado, de máscara e calções de banho, foi elogiada por milhares de espanhóis nas redes sociais e deu até lugar a um artigo, intitulado “a foto do Presidente português no supermercado que surpreende mais o mundo que Portugal”, no El País.

De acordo com o jornal espanhol, “não há ninguém mais popular em Portugal do que o seu Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o professor”, com quem “todos os portugueses já devem ter uma foto” e que “desde que venceu as presidenciais, com maioria absoluta, em janeiro de 2016, nunca viu a sua popularidade diminuir”.

E a “fórmula” secreta, revela o El País, é “agir como é: um político que dá abraços, conversa com todos e está ao lado do povo. A sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas e a sua equipa cabia num carro que era frequentemente conduzido pelo seu filho”.

Além disso, lembra a publicação, Marcelo prefere continuar a morar em sua casa, em Cascais, do que ocupar o Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República. “Lá [em Cascais] todos os dias, exceto durante a pandemia, quer seja verão ou inverno, dá um mergulho às 8h e seca-se calmamente na areia, enquanto turistas e jovens locais aproveitam a oportunidade para tirar uma selfie”, lê-se.

No sábado passado, recorda o jornal, Marcelo foi às compras. “Talvez tivesse sentido falta dos iogurtes bifidus, que tanto adora, ou precisasse de detergente para a roupa. Foi fotografado de máscara e de calções de banho azuis, um dos seus favoritos”, referem os espanhóis, acrescentando que “a sua presença não causou surpresa entre os cidadãos, acostumados a este tipo de comportamento pela parte do Presidente hoje na fila do supermercado, ontem a distribuir refeições aos sem-abrigo”.

Já os internautas espanhóis partilharam, nas redes sociais, milhares de vezes a imagem do Presidente da República, na fila de pagamento, com a devida distância social e de carrinho de compras e teceram centenas de elogios. Num dos tweets lê-se: “Quando os políticos são pessoas e não personagens. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal. Um cidadão comum”. Já outro internauta, jornalista de profissão, conta que já teve a “honra” de o entrevistar e que Marcelo é tão “afetuoso, simples e educado, que parece um político de outro planeta”.

O El País recorda ainda que Marcelo Rebelo de Sousa, “um dos fundadores do PSD, católico, comentador de televisão e adepto fervoroso do Sporting Clube de Braga, decidirá no outono se vai ou não se recandidatar à Presidência da República”.