Braga vai sair à rua em solidariedade com George Floyd

«Vidas Negras Importam: Saímos à rua em solidariedade». É desta forma que começa um comunicado enviado a esta redação que pretende no próximo sábado em Braga, a partir das 17h00, na avenida Central, manifestar solidariedade para com o caso que levou à morte de George Floyd e que está a causar uma convulsão social nos Estados Unidos da América.

No entanto esta ação (ver aqui), cujo comunicado é assinado por Marta Dias e Marta Moreira, quer ir mais longe e abordar situações de alegado racismo em Portugal.

«Refira-se que também em Portugal são muitos os casos de violência policial contra corpos negros. Recordamos os jovens residentes do bairro da Cova da Moura e os abusos que sofreram em custódia na esquadra de Alfragide, as agressões policiais no Bairro da Jamaica e a repressão dos jovens que ousaram subir a avenida da Liberdade ou a agressão a Cláudia Simões, cujo único crime foi não ter consigo o passe da sua filha de doze anos.
O mito de que Portugal não é um país racista perpetua esta violentação dos corpos negros, o apagamento do passado colonial e as narrativas luso tropicalistas sustentam estes abusos. Rejeitamos um sistema que necessita de oprimir para se perpetuar», afirmam Marta Dias e Marta Moreira.

Além de Braga, também Porto e Lisboa recebem concentrações. Os promotores dizem que a ação decorre de forma articulada «com as autoridades de saúde e camarárias, e em estreito cumprimento das normas da Direção Geral de Saúde».

https://www.facebook.com/events/1471928466319389/