Ruas estreitas impedem camião dos bombeiros de prestar socorro em Ponte de Lima

Os acessos a uma rua da freguesia de Calheiros, em Ponte de Lima, dificultaram a vida aos bombeiros locais que tentavam acorrer a um incêndio habitacional, esta manhã de quinta-feira.

O veículo pesado com capacidade para 4.000 litros daquela corporação ficou ‘preso’ num dos acessos não conseguindo chegar perto da habitação que ardia, dificultando a ação dos bombeiros e motivando críticas por entre os populares. Apenas um veículo ligeiro conseguiu aceder ao local, mas o mesmo ficava rapidamente sem água sem o apoio da viatura maior.

Para resolver a situação, os operacionais recorreram a mangueiras fornecidas pelas casas vizinhas para manter o veículo ligeiro abastecido, conseguindo dessa forma extinguir o incêndio que ocorria no sótão antes que o mesmo alastrasse ao resto da habitação.

“Os bombeiros deviam levar um carro menor”

José Correia e Sousa, presidente da Junta de Calheiros, com este a descartar responsabilidades da autarquia, sublinhando que os bombeiros devem estar mais preparados para este tipo de situação.

“A rua foi objeto de alargamento e requalificação há pouco mais de um ano, foi asfaltada e alargada nos locais onde isso foi permitido. Nos locais onde existem habitações dos dois lados, não foi possível alargar”, disse, acrescentando que a estrada tem “3,5 metros de largura”.

José Sousa diz que a situação não deve ser “objeto de alarmismo” por parte da população, dando como exemplo as grandes cidades, como Lisboa, que também têm estas situações nas ruas mais estreitas.

“Nestas situações os bombeiros deviam levar um carro menor e o grande ficar atrás a abastecer o veículo mais pequeno”, diz o autarca, lembrando que “há outros locais idênticos no concelho” e que os bombeiros já estão familiarizados com essas ruas e com o que vão encontrar.

Deixou ainda a ideia de que os bombeiros poderiam ter levado um veículo de combate a incêndio florestal, com menor capacidade de armazenamento de água, mas mais estreito.

Todavia, fonte dos bombeiros refutou o argumento do autarca, indicando que as viaturas de combate florestal são designadas para isso mesmo, combates em floresta, e não para incêndios urbanos, até porque o equipamento necessário e presente nos carros é distinto para cada uma das situações.

Sótão destruído

O alerta para o incêndio foi dado cerca das 12:15 desta quinta-feira, mobilizando duas viaturas e oito operacionais dos Bombeiros de Ponte de Lima.

Segundo indicou fonte dos bombeiros, o incêndio ficou confinado à parte superior da casa (sótão).

A GNR registou a ocorrência.