A Comissão Política da Concelhia do PAN Pessoas-Animais-Natureza, enviou para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, um pedido de esclarecimento, sobre a estratégia municipal na remoção de amianto dos espaços escolares do concelho.

Entre as perguntas enviadas, a comissão política da concelhia, questiona a autarquia sobre “a possibilidade de se avançar ou não com uma requalificação” na escola de Coucinheiro, como referido pela vereadora da educação Lidia Dias, e as soluções para as escolas que não se encontram contempladas nesta lista como a escola EB 2,3 Tadim.

O PAN relembra ainda que a não remoção do amianto nas escolas coloca em causa a saúde de toda a população, incluindo crianças, podendo causar segundo a Direção-Geral da Saúde, doenças como asbestose, mesotelioma, cancro do pulmão e cancro gastrointestinal.

Para Tiago Teixeira, porta-voz da Concelhia, é “importante relembrar que por ano”, segundo um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr.Ricardo Jorge, “36 pessoas morrem devido a mesotelioma causado pelo amianto, sendo necessário que a autarquia seja célere no que a este caso de saúde pública diz respeito, agendando com a maior brevidade possível as intervenções nos espaços referidos no despacho governamental” .

O PAN Braga irá continuar a acompanhar a intervenção da autarquia não só nos edifícios escolares, como nos restantes edifícios públicos, bem como a identificação do local do depósito dos resíduos resultantes destas operações, de forma a prevenir deposições indevidas que resultem em prejuízo de populações e ambiente.