Situação de alerta laranja até às 23h59 desta terça-feira. Restrição da realização de queima de sobrantes ou queimadas como medida preventiva.

O Município de Guimarães, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa o Estado de Alerta para o nível Laranja face o perigo de incêndio rural até às 23h59 desta terça-feira, 28 de julho, prevendo-se um quadro meteorológico adverso com temperaturas acima dos 33ºC.

Durante este período foi estabelecido a proibição de:

  • Acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Realização de queima de sobrantes e queimadas;
  • Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos bem como utilização
    de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação;
  • Lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fogo-de-artifício,
    bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;
  • Realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo
    de maquinaria, com exceção dos associados à alimentação de animais e a situações de combate a incêndios rurais.

O Serviço Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal recomendam a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, ou através dos seguintes contactos:
253 421 212


smpc@cm-guimaraes.pt
gtf@cm-guimaraes.pt