O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales,e o novo subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, atualizam a informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. Acompanhe em direto.

Conhecido o relatório de situação desta segunda-feira (que dá conta de que não houve qualquer morte em Portugal nas últimas 24 horas, tendo sido registados 106 novos casos e 127 recuperados), Governo e DGS atualizam a informação relativa à infeção pelo novo coronavírus na habitual conferência de imprensa no Ministério da Saúde. 

Lacerda Sales começou por dizer que o Governo e autoridade de saúde “têm analisado os números sempre com a maior cautela, sem euforias desmedidas quando a situação aparenta estar mais controlada, nem negativismos exacerbados quando as coisas não correm como gostaríamos”

Por isso, vincou o governante, “é com o mesmo estado de espírito e humildade, mas com a determinação de sempre, que hoje olhamos para a situação epidemiológica do país”

Relativamente ao facto de não se ter registado qualquer morte de ontem para hoje, Lacerda Sales afirmou ser “um motivo de grande satisfação”. “Tem sido muito difícil nestes últimos tempos. Queria dizer que estamos muito felizes em que isto tenha acontecido. Olhamos para estes números com humildade, cautela, porque sabemos que de um momento para o outro esta situação se pode inverter”, disse o secretário de Estado visivelmente emocionado, deixando uma mensagem de confiança de que possa haver  “muitos mais dias zero óbitos”.